Palestra sobre “Desertificação e convivência com o semiárido” será ministrada na Semana do Meio Ambiente

O Departamento de Gestão Ambiental (DGA), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPCN) e com o Grupo de Estudos em Gestão Ambiental (GEGA) promovem no dia 7 de junho a palestra “Desertificação e convivência com o semiárido”, que faz parte da comemoração da Semana do Meio Ambiente.

A palestra será ministrada às 8h, no Auditório da FAFIC, Campus Central da UERN, e terá como palestrantes: o Dr. Aldrin Perez, pesquisador do Instituto Nacional do Semiárido (INSA); e a Dra. Conceição Dantas, do Centro Feminista 8 de Março. Essa atividade está inserida no ciclo de palestras que trata de temáticas relacionadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) ou Agenda 2030.

Conforme o Prof. Dr. Alfredo Marcelo Grigio, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPCN), há uma urgência em discutir essas temáticas no âmbito local, buscando trazer para o debate estudantes da graduação e da pós-graduação, bem como professores, pesquisadores e representantes da sociedade civil organizada.

A palestra apresenta de forma específica a discussão do Objetivo 15 da Agenda 2030 que é “Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra, e estancar a perda de biodiversidade”.

Também há uma ligação com o objetivo 2, que consiste em “Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”. E com o objetivo 5: “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”.
Estão à frente do ciclo de palestras: o Prof. Dr. Alexandre de Oliveira Lima (DGA), Profª. Dra. Márcia Regina Farias da Silva (DGA) e o Prof. Dr. Alfredo Marcelo Grigio (DGA).