Oficina de Cultura de Inovação na Gestão em Saúde capacita profissionais do Hospital Rafael Fernandes

Promover mudanças na rotina da gestão e posturas estratégicas para um ambiente propício à inovação. Esse é o principal objetivo da Oficina de Cultura de Inovação na Gestão em Saúde, que foi realizada na manhã desta segunda-feira, 9, na sala do Centro de Incubação Tecnológica do Semiárido (CITECS), da Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM), no Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

O encontro foi promovido pela Profª. Me. Érica Louíse de Souza Fernandes Bezerra, coordenadora do Núcleo de Estudos em Qualidade e Segurança do Paciente (NEQSP), e pelo Prof. Dr. Vinícius Claudino de Sá, do Setor de Incubadoras do Departamento de Inovação e Empreendedorismo da UERN. A programação da oficina é voltada para a equipe gestora do Hospital Rafael Fernandes.

A oficina busca incentivar um novo olhar para os processos internos e externos da gestão de saúde, a fim de que a equipe perceba ativamente os problemas e busque ideias inovadoras para resolvê-los. “A ideia é trabalhar cultura de inovação, melhorando a gestão do serviço de saúde”, diz Érica Louíse, destacando que este é um projeto-piloto, que deverá se expandir para outros Hospitais Estaduais do Rio Grande do Norte.

Vinícius Claudino enfatiza que a UERN está junto à gestão do Hospital Rafael Fernandes no intuito de construir um modelo de gestão inovador, para assim contribuir com a melhoria dos indicadores de qualidade para a saúde. A proposta é capacitar os diretores e coordenadora para trabalharem com ferramentas de gestão de qualidade

Para o diretor do Hospital Rafael Fernandes, Leonardo Carlos Menezes, a parceria com a Universidade é de suma importância para otimizar os serviços prestados. “Essa é uma ótima oportunidade para trocar experiências e compartilhar conhecimentos. A gestão na saúde precisa estar se reinventando, e esse trabalho com a Universidade vai contribuir para criar uma cultura de inovação no Hospital, que poderá servir como referência para outras unidades”, conclui.