Observatório do Turismo recebe encontros nacionais em Natal

Até a próxima sexta-feira (8), Natal é a capital brasileira do turismo. A cidade está sediando os dois eventos mais importantes dos profissionais do turismo no país: o Fórum Nacional da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo (ABBTUR) 2022 e o VI Encontro da Rede Brasileira dos Observatórios do Turismo (Rbot).

Os eventos acontecem em paralelo, no Centro de Convenções de Natal. A realização é da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), da ABBTUR, da Rbot e do Observatório Potiguar do Turismo (Opotur), reunindo representantes de 32 observatórios de turismo brasileiros e 17 estados.

O Fórum está debatendo assuntos pertinentes aos interesses dos afiliados e das seccionais da ABBTUR. Já o encontro da Rbot tem o objetivo de promover intercâmbio de metodologias de pesquisas na área do Turismo no Brasil e fomentar o conhecimento sobre o tema para estudantes e profissionais do setor.

A abertura dos eventos aconteceu nesta quarta-feira (6) e contou com a participação da reitora da Uern, Cicília Maia; da presidente da ABBTUR, Lenora Schineider; da coordenadora da Rbot, Geovana Tavares; do coordenador do OPOTUR RN, Sidcley Alegrini, além de representantes do poder público estadual e municipal.

A apresentação cultural da noite foi a Quadrilha Junina Balão Dourado, campeã na categoria estilizada do 31º Festival de Quadrilhas Juninas de Natal.

A palestra de abertura foi sobre o tema “Pesquisa em Rede no Turismo”, proferida pelo Prof. Dr. Mario Carlos Beni (USP), com mediação do Prof. Dr. Hebert Canela Salgado, do Observatório de Viagens e Turismo do Sertão Mineiro (UFVJM).