Obra de Guaraci Gabriel reforça a Uern como um espaço de construção da paz

“Precisamos regenerar o mundo e tornar a busca pela paz uma missão diária e de todas as pessoas”. A declaração da reitora Cicília Maia, durante a solenidade de inauguração da escultura do artista plástico Guaraci Gabriel, montada na entrada do Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), resume bem a ideia da obra. Nomeada “Ressurreição da Paz”, a escultura propõe um pensamento crítico sobre a guerra pelo mundo e um chamado para a reflexão sobre a harmonia na sociedade.

Esta é a primeira obra do artista plástico dentro de uma universidade. O acolhimento da escultura no Campus Central reforça o papel da Universidade como um espaço de construção da cultura de paz, de incentivo ao pluralismo e do respeito à diversidade.

Emocionada, a reitora Cicília Maia destaca a importância da instalação da obra dentro da Universidade. “Nós temos a missão coletiva de transformar vidas. O momento de hoje é mais que especial. A Universidade precisa ser cada vez mais viva, estar junto com o povo, vestida de acolhimento, de arte e de cultura. Agradeço as reflexões que esta obra nos leva a fazer. Cada um pode fazer um pouco pela construção de uma cultura de paz. Vamos viver essa paz e fazer o pouco que podemos”, declara.

A escolha da Universidade como local da instalação surgiu de uma conversa do artista com o secretário municipal de Cultura, Etevaldo Almeida, que é professor da Uern. Etevaldo destacou que a instalação da obra é um momento muito significativo para a Universidade. “Precisamos cada vez mais patrocinar e fomentar a arte e a cultura. E o apoio da nossa Uern é fundamental para difundir a cultura em nosso município e no Estado”, afirma

O empresário Joaquim Patrício, diretor da empresa JPatrício Metais, patrocinadora do artista potiguar, agradeceu a comunidade acadêmica pelo acolhimento da escultura. “Nós damos os insumos, e o artista Guaraci Gabriel transforma sucatas em arte, através da sua inteligência e sensibilidade”. O artista Guaraci Gabriel, em poucas palavras, agradeceu o apoio de todos. “Estou muito feliz em expor minha arte na Universidade”.

A escultura “Ressurreição da Paz” ficará exposta por três meses no Campus Central. A obra faz uma alusão à guerra entre a Rússia e Ucrânia e representa um grito pela paz. O tanque de guerra virado para baixo representa que a desunião, a guerra é um tiro no pé da própria humanidade. Dentro desse contexto de desesperança, a imagem do Cristo surge como uma lembrança de que um mundo de paz é possível, e cada gesto pequeno de amor ao próximo é um tijolo na construção de uma cultura de paz.

A solenidade de inauguração da obra ocorreu no Campus Central e contou com a presença das autoridades acima citadas, além da secretária de Educação do Município, Hubeônia Morais; da secretária Municipal de Saúde, Morgana Dantas; do diretor do Colégio Diocesano Santa Luzia, Padre Charles Lamartine; do representante do Fórum dos Terreiros de Mossoró, Pai Bolinha; pró-reitores, professores, técnicos-administrativos e discentes da Uern.