Novos servidores tomam posse na UERN

Tomaram posse nesta segunda-feira (17), 24 novos servidores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) aprovados no concurso público realizado no ano de 2016. Foram empossados professores e técnicos-administrativos de nível médio e superior, que serão lotados no Campus Central e campi avançados da UERN.

O reitor Pedro Fernandes deu às boas-vindas aos novos servidores, a quem chamou de “colegas”. Ele destacou a importância da UERN para o desenvolvimento e educação do interior do Rio Grande do Norte. A Universidade possui campi avançados em Assú, Pau dos Ferros, Patu, Caicó e em Natal, onde está presente na Zona Norte da capital do Estado. O reitor também falou sobre o crescimento da UERN nos últimos anos. “Em abril de 1998 eu realizei o sonho da minha vida, tomei posse como professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, e recebi muitas críticas por estar deixando tudo para ingressar na UERN. Não me arrependo de nada! Em 2007, a Universidade não tinha nenhum curso de mestrado. Dez anos depois, a UERN oferece 25 turmas no mestrado e doutorado, e só oferece uma pós-graduação nesse nível uma instituição que tem a graduação consolidada. E são servidores como vocês, que hoje chegam na UERN, que fazem essa instituição cada vez maior e mais forte”.

Daniel Robson é um dos servidores recém-empossados. Ele é graduado em direito pela UERN e atuou como professor substituto do curso de Direito há 18 anos. Em sua carreira jurídica, atuou como assessor de desembargador e juiz de direito na Paraíba. Em 2002, retornou ao Rio Grande do Norte com a aprovação em concurso do Ministério Público. Atuou como promotor de Justiça em vários municípios da região e como professor de Instituições de Ensino Superior privadas em Mossoró, sendo atualmente promotor de Justiça da Família na comarca de Mossoró. Daniel conta que sempre teve como objetivo pessoal retornar à UERN. “Gosto de ensinar, já atuei em outras universidades, mas sempre tive o objetivo pessoal de retornar por ter vontade de colaborar com a instituição que me abriu todas as portas. Tudo o que sou foi a partir da minha graduação na UERN e tenho um sentimento de gratidão muito forte em relação a essa Universidade”.

Nadjane Nilza de Oliveira também é graduada pela UERN. Ela foi aprovada no concurso para o cargo de Técnico de Nível Médio. Ela conta que assume o cargo com o sentimento de poder somar com os demais servidores e fazer da UERN uma instituição mais forte. “Estou aqui para prestar um bom serviço. Espero poder contribuir para que, cada vez mais, a UERN possa ajudar a comunidade, que possa crescer e contribuir ainda com a sociedade”.

Para Heitor Gabriel, assumir o cargo de Técnico de Nível Médio na UERN é uma experiência totalmente nova. Aos 21 anos, Heitor é aluno do curso de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), e terá sua primeira experiência profissional. “Estou aberto para novas possibilidades e muito animado por se tratar de um ambiente acadêmico. Espero poder contribuir, principalmente com os estudantes”.

Em 2016, a UERN lançou o edital do concurso público com 116 vagas, sendo 40 vagas para técnicos-administrativos e 76 para professores. Todas as vagas foram preenchidas, e os servidores continuam tomando posse, já tendo sido convocados 395 aprovados.

Para a pró-reitora Jéssica Neiva, adjunta de Gestão de Pessoas, a instituição recebe os novos servidores com muita alegria. “Ter esses novos servidores renova nossas energias e nos traz desafios, mas também novas possibilidades e a certeza de que a UERN está cada vez mais forte e cada vez mais consciente de seu papel na nossa comunidade”.