Novos residentes passam a reforçar a Atenção Básica na rede Municipal de Saúde de Mossoró

Mais 34 residentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) vão fortalecer a Atenção Básica da rede municipal de Saúde de Mossoró. Eles atuarão nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). 

A recepção aos residentes ocorreu na manhã desta terça-feira, 01 de março, durante solenidade realizada no Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/UERN).

O prefeito Francisco José Júnior saudou os novos residentes e destacou a importância dos trabalhos desses profissionais na saúde municipal: “São servidores que trabalham na prevenção e na promoção à Saúde, fortalecendo a nossa Atenção Básica. Com unidades básicas fortes, podemos resolver em até 80% os problemas de saúde nessas estruturas, sem necessitar de encaminhamentos para hospitais ou unidades de urgência”, destacou.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UERN, Prof. João Maria Soares, agradeceu ao Município pelo apoio. “Agradecemos a Prefeitura pela parceria que permite abrir as portas das Unidades Básicas para nossos residentes”, afirmou João Maria. A secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz, frisou que a educação continuada é prioridade na gestão: “É por isso que conseguimos, pela primeira vez no município, ter residentes multiprofissionais”, comemorou.

RESIDENTES – São mais 34 novos residentes, sendo enfermeiros (6), fisioterapeutas (4), nutricionistas (4), odontólogos (1), psicólogos (4), assistentes sociais (5), além de residentes em ginecologia e obstetrícia (4) e em medicina em saúde da família (6). Esses profissionais reforçarão os atendimentos nas UBSs dos bairros de Abolição III, Bom Jesus, Nova Vida, Walfredo Gurgel, Dom Jaime Câmara, Teimosos, Pereiros e Sumaré.

O município de Mossoró já possui 32 residentes de Residência Médica em Saúde da Família, em Ginecologia e Obstetrícia e em Residência Multiprofissional, totalizando agora 66 residentes na Atenção Básica. Os profissionais começarão a atuar nas unidades já a partir do dia 07 de março, auxiliando as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Com informações e foto da Prefeitura de Mossoró