Novo Reitor defende diálogo e autonomia financeira da UERN

“Fase da autonomia plena”. A denominação foi dada pelo Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto, para a nova gestão que vai até 2017. No discurso de posse, Pedro Fernandes identificou as fases da institução, expondo o principal foco da nova administração.

Segundo o Reitor Pedro Fernandes, a UERN que hoje está em 17 municípios potiguares, entre os quais, Natal, teve avanços significativos desde sua criação, há 45 anos. Depois de conceituar as fases como municipalização, regionalização, estadualização e consolidação – que seria o período de 2000 a 2013, do antecessor professor Milton Marques de Medeiros- ele disse que agora, o novo desafio é a autonomia financeira.

“A autonomia plena é nosso nó górdio; centro da luta de todos. Luta da administração superior, juntamente com os segmentos universitários ADUERN, SINTAUERN e DCE, da sociedade civil, através de um constante diálogo com o governo do estado e assembléia legislativa”, conclamou o Magnífico Reitor.

Conforme Pedro Fernandes, a busca pela autonomia plena da Universidade requer debates constantes e intensos, gestão participativa e transparente. “E isso exige também, uma postura de firmeza, competência administrativa, compromisso ético e político que preserve a instituição da ingerência de entes alheios aos seus propósitos”, pontua o Reitor.

Outro ponto essencial é o compomisso da comunidade universitária com a construção de um novo projeto para a UERN, alicerçado no fortalecimento de suas dimensões pública, gratuita , crítica e de qualidade, assegura.

Para Pedro Fernandes, a conquista da autonomia plena, incluindo a financeira, ao contrário do que se possa supor, transcende as preocupações de ordem eminentemente financeiras e remete à (re)estruturação de um projeto de universidade que, em sua essência, suscite uma reforma administrativa, estrutural e funcional. Neste sentido, é imprescindível que haja uma revisão do estatuto e demais documentos legais que regulam os atos administrativos e sua funcionalidade.

O novo Reitor também reforçou a luta por recursos federais; mais investimentos e servidores, recursos para custeio e infraestrutura. O projeto da nova universidade que será construída na gestão Pedro Fernandes/Aldo Gondim inclui a realização de concursos públicos.

A Assembleia Universitária contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini (Chanceler da UERN); da prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, do ministro da Previdência, Garibaldi Filho, dos deputados federais Betinho, Sandra Rosado e Fátima Bezerra e os estaduais Leonardo Nogueira e Larissa Rosado, além de prefeitos e reitores de outras universidades.

Milton Marques resgata história da UERN e destaca importância da instituição

Em tom de despedida, o prof. Milton Marques de Medeiros, que por oito anos esteve à frente da UERN (2005/2009 e 2009/2013), resgatou a história da Universidade e destacou sua importância para todo o povo potiguar. “Muito foi feito nesses últimos anos, mas nem tudo pôde ser concluído. A UERN reconhece que há muito a fazer e reformar, tenho a visão plena de que essas obras serão retomadas”, afirmou. 

Enfatizando a valorização dos recursos humanos, estruturação para a convivência democrática e robustez para consolidar a UERN do futuro, o prof. Milton Marques relatou as principais conquistas e evolução da UERN nesses últimos oito anos. Como reflexo direto dessas ações, a UERN contou com: realização de oito concursos públicos (um deles realizado pela CESPE/UNB, com mais de 300 vagas ofertadas), acordos que valorizaram os ganhos salariais dos docentes e técnicos, realização de obras que aumentaram e melhoraram as estruturas dos Campi, além do aumento do número de doutores e mestres a partir da política de fixação dos profissionais.

Governadora Rosalba Ciarlini defende parcerias com a UERN

A governadora Rosalba Ciarlini Rosado, chanceler da UERN, assinou, durante a solenidade, um convênio com oferta de 300 vagas de estágio para estudantes da UERN. De acordo com a governadora, outras parcerias estão sendo encaminhadas. “Vamos valorizar o ouro da casa. Além dessas parcerias, vamos defender também o auto-financiamento da UERN e luta pela parceria com o governo federal”, afirmou.

Para 2014, a governadora se comprometeu assegurar outra emenda coletiva de bancada para a UERN. Outra boa notícia foi o anúncio da retomada das obras paralisadas (Campus de Natal, Campus de Caicó e prédido da FANAT no Campus Central), a partir da liberação de R$ 8,5 milhões pelo BNDES e Banco do Brasil.

Através de parceria com a Secretaria Estadual de Educação, a governadora Rosalba Ciarlini anunciou que a UERN irá receber ônibus para auxiliar as aulas de campo. Com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN), os empenhos serão direcionados para o Núcleo de Engenharia de Software e o Laboratório do Sal.

Solenidade

O ato de Transmissão de Cargo de Reitor e Vice-Reitor foi o momento marcante da Assembleia Universitária de 45 anos da UERN, realizada neste sábado, 28 de setembro, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. Contando com a presença de seis ex-reitores da UERN – Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas, Élder Heronildes, Genivan Josué Batista, Antônio Capistrano, Maria das Neves Gurgel e José Walter da Fonseca – a solenidade foi prestigiada por reitores de outras IES, além de várias autoridades. 

Foram homenageados com a Medalha da Abolição:

  • Afrânio de Oliveira Leite
  • José de Anchieta Fernandes
  • Manoel Leite de Souza

AGECOM/UERN
Fotos: Luciano Lellys