Nova coordenação do DCE toma posse para mandato de um ano

O movimento estudantil na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) tem novo comando. A coordenação do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UERN) tomou posse na manhã desta quinta-feira (26), no auditório da Faculdade de Enfermagem (FAEN), em solenidade conduzida pelos estudantes. O mandato será de um ano.

Tendo à frente o aluno de Direito Paulo Sérgio Fernandes Silva, como coordenador-geral, a nova gestão do DCE/UERN conta 13 coordenações representadas pelos alunos dos campi. A eleição teve chapa única, com o lema “Jamais aprisionarão os nossos sonhos”.

Em um discurso emocionado, Paulo Sérgio refletiu sobre a importância de acreditar nos sonhos e fortalecer o movimento estudantil: “Percebi indo aos campi o quanto essa Universidade é gigante nos sonhos. Não é fácil concentrar 89% dos alunos provenientes da rede pública e eu me incluo nesse percentual. É necessário que nos articulemos para que sejamos efetivamente uma instituição sem muros e socialmente referenciada”, discursou Paulo Sérgio, sendo fortemente aplaudido.

Representando o reitor Pedro Fernandes na solenidade, o subchefe de Gabinete, professor Esdras Marchezan, ressaltou que a política de assistência estudantil constitui uma pauta central na UERN. “A classe estudantil é o coração da Universidade. Uma universidade que não trabalha com foco no estudante precisa ser repensada. Além do acesso, temos que trabalhar na permanência do estudante. Estamos abertos ao diálogo com o DCE para construção de uma universidade mais forte e dinâmica”, afirmou Esdras Marchezan.

Pró-reitor de Assuntos Estudantis, Erison Natécio, egresso do movimento estudantil, complementou que o DCE e todos os alunos que se envolvem com a militância desempenham um papel fundamental de resistência e esperança. “A Universidade evoluiu muito nesses últimos anos. Tivemos aquisição de ônibus que beneficiam os estudantes, implantação do PAE e PCAA, além da oferta das residências nos campi”, destacou Erison, que aproveitou para parabenizar a estudante Glisiany Plúvia.

Resgatando toda sua luta à frente do DCE, a estudante Glisiany Plúvia, ex-coordenadora-geral, falou sobre a experiência da militância estudantil e compartilhou suas conquistas e superações. “As coisas se constroem no coletivo, sempre na base do respeito. Foi um grande desafio coordenar o DCE. No momento de fazer críticas nós fizemos, mas também precisamos reconhecer os avanços. O reitor Pedro Fernandes investiu na assistência estudantil. Ele soube olhar, respeitar e escutar”, comentou Glisiany Plúvia, se colocando disponível para continuar contribuindo com o DCE.