Nota técnica da Sinfo/UFRN confirma necessidade de validação de cadastro no SigEleição para segurança de dados dos usuários

A validação/confirmação de cadastro de usuários, com geração de login e senha individual, é uma das etapas que estudantes, técnicos e docentes da Uern precisam cumprir para poder confirmar seu voto, no SigEleição, na consulta para escolha de reitor(a) e vice-reitor(a) da universidade. A votação, marcada para a última quarta-feira (14), foi suspensa por determinação judicial.

A necessidade do procedimento de validação/confirmação do cadastro de cada usuário, de forma individual, já havia sido explicada à Comissão Eleitoral pela equipe da Diretoria de Informatização (Dinf) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). A diretoria elencou os riscos que uma possível geração de senha automática poderia trazer ao pleito e à segurança de dados dos usuários.

Nota técnica da Superintendência de Informática (Sinfo) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), encaminhada à Uern, reafirma a necessidade apresentada pela Dinf/Uern. “A STI/UFRN orienta fortemente a Uern a manter o cadastro sendo realizado pelos alunos para geração de suas senhas de acesso, mantendo-as intransferível, para garantir a lisura do pleito e a segurança do sistema”, diz a nota.

O SigEleição é um sistema desenvolvido pela UFRN e já utilizado em diversas instituições de ensino do Brasil.

A Nota Técnica Nº 8/2021 – SINFO/UFRN integra o conjunto de documentos anexados pela Uern ao processo que tramita na 3ª Vara Cível da Comarca de Mossoró. No documento, a equipe técnica da UFRN reforça: “Por fim, cumpre esclarecer que o SigEleição foi desenvolvido pela UFRN e está em uso desde 2011, já foram mais de 1.700 eleições realizadas pela UFRN, envolvendo eleição para chefe de departamento e centro, e eleições para reitor. O referido sistema foi utilizado pelas universidades UFOPA, UFRR, UFG, UFPA, UNILA, UFPE, UFS, UFPB e até o momento nenhuma dessas instituições apontou algum indício de fraude no sistema que possa ter comprometido o sigilo ou a integridade do voto”, diz o documento.

Após desfecho da ação judicial, o Conselho Universitário (Consuni) será convocado para definição de nova data para realização da consulta para escolha dos novos dirigentes da universidade, para o quadriênio 2021-2025.

Veja a Nota Técnica da UFRN AQUI.