NEM promove programação em alusão ao dia de combate à violência contra a mulher

Em alusão ao dia 25 de novembro, “Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher”, o Núcleo de Estudos Sobre a Mulher Simone Beauvoir (NEM), vinculado à Faculdade de Serviço Social (FASSO), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), promoverá uma programação especial. A ideia é chamar a atenção da sociedade para a luta contra o feminicídio.

Nesta quinta-feira, a partir das 16h, terá um ARTivismo contra o Feminicídio, na Praça Rodolfo Fernandes, conhecida como Praça do Pax. Além de discursos sobre a importância da participação de toda a sociedade no combate à violência contra a mulher, o ato contará com a presença de mulheres artistas, como Elizabeth Freitas, Daniele Cesário, Renata Falcão, Ana Carla Azevedo, Roberta Lúcida, Dayanne Nunes, Tony Silva, Marília Kardinally e Coisa Luz.

O ato do NEM integra o movimento Levante Feminista contra os feminicídios, que em conjunto com mobilizações sociais, tem como objetivo cobrar ações dos poderes públicos contra violências e assassinatos de mulheres. Através da campanha “Nem Pense em Me Matar”, o Levante Feminista contará com ações pontuais em 25 Estados, organizadas por mulheres que conhecem a realidade de cada lugar.

Além do ato público, o NEM junto com a Revista Matracas circulará no Instagram uma roda de conversa sobre violência contra a mulher. A programação conta com a participação da profª. Drª. Fernanda Marques, do NEM, e terá como convidadas mulheres com deficiência, mulheres trans, mulheres negras, lésbicas e indígenas. Na oportunidade, serão discutidas as várias formas de violência contra a mulher e terão orientações sobre como identificar os tipos de violência, onde buscar ajuda, entre outros.

O “Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher” foi instituído oficialmente no calendário da Universidade. A data busca promover a reflexão sobre as múltiplas formas de violências impelidas às mulheres, além de cobrar de autoridades a criação e implementação de políticas públicas voltadas para a erradicação desse tipo de violência.