NEM promove live sobre violência contra a mulher em tempos de pandemia

O Núcleo de Estudos sobre a Mulher Simone de Beauvoir – NEM promove, em 15 de julho, a live “Feminismo em cena: violência contra a mulher em tempos de pandemia”.

Marcada para iniciar às 19h, a transmissão ocorre por meio do perfil do NEM na rede social Instagram, @nem_uern.

Fernanda Marques, vice-diretora da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Fasso/Uern, integrante do Núcleo e e uma das maiores especialistas locais em violência de gênero, é a profissional convidada para a live.

A mediação estará sob a responsabilidade de Suamy Soares, coordenadora do NEM e professora da Fasso.

“A live foi pensada porque, com o isolamento social, aumentou expressivamente a violência contra as mulheres no Brasil”, disse Soares.

No Rio Grande do Norte, houve um aumento de 22,7% na solicitação de medidas protetivas de urgência previstas pela Lei Maria da Penha, segundo dados do Núcleo de Apoio à Mulher Vítima de Violência do Ministério Público do Rio Grande do Norte.

Estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública coloca o RN como um dos estados com maior crescimento no número de feminicídios durante o período de isolamento social.

Isso sem considerar a subnotificação, lembra a coordenadora do NEM, daí a importância de se criar estratégias de enfrentamento desse grave problema social.

Suamy Soares afirma que a transmissão será, portanto, “um momento para debater a violência contra as mulheres e para constituir um espaço para as mulheres conhecerem os canais de denúncia e proteção contra a violência”.

Denuncie

Para denunciar a prática desses crimes, a Central de Atendimento à Mulher, do Governo Federal, disponibiliza o Disque 180.

Em Mossoró, o contato da Delegacia Especial da Defesa da Mulher é o (84) 3315-3536.