Na Câmara Municipal, autoridades prestam apoio ao projeto de autonomia financeira da Uern

Na tarde desta segunda-feira (06), a reitora Cicília Maia e outros gestores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) estiveram reunidos, na sede da Câmara de Mossoró, com vereadores da Frente Parlamentar e Popular em Defesa da Uern. Na pauta, o apoio ao projeto de autonomia financeira.

Estiveram presentes, além das autoridades políticas, representantes da sociedade civil, como a Associação dos Docentes da Uern (Aduern), o Governo do Estado, a Prefeitura de Mossoró, o Ministério Público do Rio Grande do Norte, a Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró (ACJUS) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Uern.

De acordo com o vereador Francisco Carlos, propositor do encontro, o objetivo era divulgar ainda mais a necessidade de votação do projeto de autonomia, atualmente em trâmite nas comissões da Assembleia Legislativa do RN.

“Que esse nosso encontro possa ecoar na cidade de Mossoró e nas outras instâncias do RN. Apesar das divergências, alguns consensos têm que ser construídos, e um deles é a educação”, disse.

Representando o Município de Mossoró, a secretária Municipal de Educação, Hubeônia Alencar, afirmou que a autonomia financeira da Universidade “é um projeto que nos une”. Para ela, “é com muita felicidade que hoje a gente tem a comprovação de que essa pauta tão cara tenha sido valorizada”, acrescentando que o apoio do Executivo mossoroense à proposta é “incondicional”.

Jadson Arnaud, titular da 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (Direc), representava o Governo do Estado e se disse emocionado. “Eu tenho a mais absoluta certeza de que é vontade da nossa governadora que esse projeto seja votado pela Assembleia o mais rápido possível”, destacou.

Também compareceu, enquanto membro da ACJUS, o professor aposentado da Uern, Carlos Silveria, que frisou que “temos que nos unir e somar forças, pois o trabalho que está sendo feito é muito importante”.

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Mossoró, Bárbara Paloma, revelou que a entidade, juntamente com a Secional potiguar, lançará uma nota de apoio à autonomia financeira.

A coordenadora-geral do DCE, a estudante Terumi Tatsukawa, mencionou que os estudantes se colocam à disposição para ajudar no andamento da pauta. “Se a Uern não se chamasse Uern, ela se chamaria resistência”, falou.

A técnica-administrativa da Uern, Isabel Monte, lotada na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Proeg), representou a sua categoria, destacando o orgulho de observar a autonomia tão perto de ser aprovada.

Já o professor Neto Vale, presidente da Aduern, lembrou que o assunto vem de longa data e representa uma luta histórica da Universidade. “Esse projeto vai na contramão da realidade brasileira hoje, por isso é uma conquista estupenda”, disse.

Ao final, a Frente Parlamentar aprovou um documento de apoio à autonomia financeira da Uern e a professora Cicilia Maia apresentou os aspectos técnicos relacionados à proposta.

“Nas duas folhas desse projeto de lei de autonomia, a gente não tem dimensão da luta de quantas pessoas estão aqui”, finalizou.

DOCUMENTO DA FRENTE PARLAMENTAR E POPULAR EM DEFESA DA UERN