Museu de Cultura Sertaneja, do Campus de Pau dos Ferros, promove palestra nesta terça-feira

O Museu de Cultura Sertaneja (MCS) da UERN, localizado no Campus de Pau dos Ferros, realizará, nesta terça-feira (14), a palestra “Coronelismo e cangaço no Rio Grande do Norte: do século XIX ao século XX”, proferida pelo escritor Honório de Medeiros.

O evento compõe a programação do museu alusiva ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, e à 17ª Semana Nacional de Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

Além de escritor, Medeiros integra o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), o Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP) e a Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, Coronelismo e Misticismo (SBEC).

A palestra ocorrerá às 19h30, no Auditório Profª. Joseney Rodrigues de Queiroz Dantas, no Campus de Pau dos Ferros.

Entre os dias 14 e 17, o Museu receberá diversas instituições de ensino que participarão de visitas guiadas na V Exposição Temática do MCS, intitulada “Memórias da passagem da Coluna Prestes no Alto Oeste Potiguar”.

Esta é a sexta vez em que o MCS compõe a programação da Semana Nacional de Museus. Desde sua abertura, em 2012, o espaço já contabiliza mais de 7.500 visitantes.

O equipamento se constitui como um espaço reservado à cultura, à memória, à identidade e ao patrimônio material e imaterial do sertão nordestino, sendo aberto à visita, ao conhecimento e ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão vinculados à UERN e à sociedade.