O Rio Grande do Norte recebeu nesta quinta-feira, 04, uma missão do Banco Mundial, que veio acompanhar mais uma etapa do Programa RN Sustentável, desenvolvido em parceria com o Governo do Estado. Como um dos participantes, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), deve ser incluída no cronograma de visitas.
A intenção de conhecer de perto a UERN foi manifestada pela gerente de projetos do Banco Mundial e do Programa RN Sustentável, Fátima Amazonas, depois de ouvir uma exposição do Reitor Pedro Fernandes sobre a instituição. “A próxima missão deve incluir uma visita a UERN. A gente tinha informações fornecidas pelo governo e essa reunião foi uma grande oportunidade para fortalecer a aproximação”, pontuou.
Fátima Amazonas elogiou a Universidade, destacando a motivação expressada pelo Reitor Pedro Fernandes tanto para a capacitação de servidores e profissionais envolvidos quanto para a operacionalização do Hospital/ensino no Campus Central da UERN. O Hospital, considerado a maior obra de saúde no RN Sustentável, servirá para campo de estágio e assistência aos pacientes da região.
A UERN capacitará profissionais nas áreas de saúde e gestão pública. Só na saúde serão 1.730 profissionais em urgência e emergência; oncologia e materno-infantil. Os cursos serão ministrados em convênio com a Secretaria de Saúde Pública do Estado (SESAP) e Escola de Governo.
Davi Oliveira de Sousa, especialista em Saúde do Banco Mundial, também ficou impressionado com a UERN, reconhecendo que a instituição atende às exigências da instituição financeira internacional que fornece empréstimos para programas de desenvolvimento social. “A UERN deixa claro que está consciente em imprimir seu papel social’, ressaltou, conceituando a operacionalização do programa como um grande desafio”. Para o representante do Banco Mundial, a confiança de que a UERN está preparada foi demonstrada nos termos de referência e consolidada com a apresentação do Reitor.
Durante a exposição, o Reitor Pedro Fernandes falou da capilaridade, formação docente e discente e papel social. “A UERN tem hoje um trabalho que possibilita mostrar ao Estado e ao Banco Mundial que estamos capacitados”, argumentou.
A UERN é a única universidade pública a ofertar Medicina no interior do Estado.
MBA – A gerente do Banco Mundial, Fátima Amazonas, também solicitou que a UERN assuma, dentro do RN Sustentável, qualificação na área de Agricultura. A proposta visa Programa de Residência Multiprofissional em Desenvolvimento Rural e Curso de Pós-graduação Lato Sensu em nível de especialização em Gestão Sustentável de Negócios Rurais.