Prossegue o velório do corpo do primeiro reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), professor João Batista Cascudo Rodrigues, na Reitoria, localizada à rua Almino Afonso, centro da cidade. Neste momento, familiares e amigos rezam um terço. O sepultamento ocorrerá às 9h, no Cemitério Público Municipal São Sebastião.
A missa de corpo presente será realizada às 8h, celebrada pelo padre Sátyro Cavalcante Dantas, também ex-reitor da UERN. Autoridades políticas e acadêmicas acompanham o velório. Ontem os ex-reitores Laplace Coelho Rosado, Nevinha Gurgel e Elder Heronildes estiveram na Reitoria. O ex-prefeito de Natal, Jorge Ivan Cascudo Rodrigues (que é irmão de João Batista) e a vereadora Niná Rebouças, de Mossoró, compareceram ao velório.
História – João Batista Cascudo Rodrigues nasceu em Mossoró, no dia 23/6/1934. Filho de Adolfo Rodrigues e Ozelita Cascudo Rodrigues, estudou em Mossoró até o ginasial, no Ginásio Diocesano Santa Luzia e se mudou para Natal, onde cursou o ensino médio no Atheneu Norte-riograndense.
Do Rio Grande do Norte seguiu para Alagoas, para fazer o curso de Direito na Faculdade de Direito de Alagoas. Com a conclusão do curso superior, retorna ao Rio Grande do Norte. Em Mossoró, atuou como promotor público, função que desenvolveu paralelamente às atividades de professor.
Ainda jovem, começou a ensinar no Ginásio Diocesano Santa Luzia e na Escola Normal, em Mossoró, e passa a integrar grupo de intelectuais que discute a implantação de uma faculdade em Mossoró.
Idealiza a Faculdade de Ciências Econômicas de Mossoró (FACEM), Faculdade de Serviço Social (FASSO) e a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais. Em 1968, propõe a criação da Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte (FURRN) ao então prefeito Raimundo Soares.
Antes disso, João Batista Cascudo Rodrigues participa da criação da FUNCITEC, fundação que possibilitou não apenas a criação da FURN, como também da antiga Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM), hoje Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).
João Batista Cascudo Rodrigues permanece na Reitoria da FURRN de 1968 a 1973. Em 1973 seguiu para o Rio de Janeiro estudar na Escola Superior de Guerra. De lá, segue para Brasília, onde trabalha no Ministério das Minas e Energia. Passou dois anos no Equador, representando o Brasil na Organização Latino Americana de Energia.
Foi criador e diretor da Escola Nacional de Administração Pública. No governo de Garibaldi Filho, no Rio Grande do Norte, é convidado a assumir a representação do RN no Distrito Federal.
Ainda em Brasília, atuou como assessor parlamentar do deputado distrital Manoelzinho dos Taxis. Foi assessor do deputado federal Betinho Rosado. Pediu para sair do cargo por problemas de saúde. Foi a última função exercida por João Batista Cascudo Rodrigues.
EDILSON DAMASCENO
AGECOM/UERN
3315 2115