MESTRANDOS RECEBEM DIPLOMAS NESTA QUARTA, 18/8

Os Mestrandos dos cursos de Ciências da Computação, Letras e Física recebem nesta quarta-feira, 18/8, os seus respectivos diplomas. O ato solene de entrega será realizado a partir das 15h, no Gabinete do reitor.
A solenidade terá os seguintes atos:
– Visão e Estratégia Institucional: pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação
– Relato de formação através do Mestrado: representante dos mestrandos
– Entrega dos diplomas pelo reitor
– Palavra do reitor

HISTÓRICO E CONTEXTO

Após vários meses de trabalho de pesquisadores das áreas de Computação, Física e Letras, com o total apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, foram submetidos à CAPES três Programas de Pós-Graduação stricto sensu: Ciência da Computação, Física e Letras. Os cursos foram aprovados e recomendados pela CAPES em 2007 e iniciaram suas atividades em 2008.

MESTRADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

O Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação tem como base uma parceria, no modelo de Associação Ampla, entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA. A infra-estrutura é compartilhada entre as duas instituições. Os alunos assistem às aulas e desenvolvem seus projetos de pesquisa em ambas instituições, fisicamente vizinhas. Laboratórios, bibliotecas, salas de aula, auditórios, salas de professores, instalações para alunos e demais recursos estão disponíveis em tempo integral tanto na UERN como na UFERSA. O curso possui duas linhas de pesquisa: Sistemas Computacionais e Infra-Estrutura de Comunicação. Seu objetivo é formar docentes e pesquisadores na área de Computação capazes de realizar atividades de pesquisa e ensino, de aplicar consistentemente o conhecimento científico no desenvolvimento de novas tecnologias que atendam demandas emergentes da sociedade, e de contribuir para o desenvolvimento de um polo tecnológico na região de abrangência destas instituições.

MESTRADO EM FÍSICA

O Mestrado em Física é o resultado de uma parceria entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), ambas situadas na cidade de Mossoró. Contando com um quadro de docentes formado integralmente por doutores da área, o Programa tem como objetivo principal a formação de docentes, pesquisadores e profissionais capazes de contribuir para o avanço da ciência e da tecnologia na região em que estão inseridas as duas universidades. O Mestrado em Física atua em três linhas de pesquisa: Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas, Física Estatística e Termodinâmica, e Materiais Dielétricos e Semicondutores. O Programa de Pós-Graduação em Física da UERN tem como objetivos principais formar mestres altamente qualificados em física e desenvolver pesquisas, na área de Física da Matéria Condensada, de grande interesse científico e tecnológico na atualidade. O programa pretende ser um centro formador de recursos humanos para as instituições de ensino superior e empresas da região.

MESTRADO EM LETRAS

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UERN tem o objetivo de formar profissionais capazes de compreender as práticas discursivas em diferentes esferas da comunicação humana, construindo conhecimentos, numa perspectiva interdisciplinar, acerca da construção dos sentidos e da relação discurso e sociedade, discurso e texto. O curso possui duas linhas de pesquisa: Discurso, memória e identidade, e Texto, ensino e construção de sentidos. O perfil do egresso formado nesse Curso deverá ser, portanto, o de um profissional capaz de compreender como se dá a construção de sentidos em práticas e campos discursivos diversos, e que possa analisar a produção, a organização, e a circulação de discursos e de textos, considerando as suas condições sócio-históricas de produção, bem como conceber o texto como objeto de ensino-aprendizagem da língua, podendo atuar na pesquisa, no ensino e na produção científica na área dos estudos da linguagem.