MESTRADO EM FÍSICA RECEBE HOMENAGEM EM EVENTO NACIONAL

O Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), recebeu recentemente, durante o XXVI Encontro de Físicos do Norte e Nordeste do País, uma homenagem da comunidade de Físicos do Norte e Nordeste, por ter sido um dos novos cursos credenciados pela CAPES no Norte e Nordeste do Brasil.

O reconhecimento se dá pela importante missão do Mestrado em Física da UERN, em promover o desenvolvimento das atividades de pesquisa e na formação de recursos humanos. O XXVI Encontro de Físicos do Norte e Nordeste do País ocorreu nos dias 05, 06 e 07 de novembro de 2008, na cidade de Recife/PE.

Para receber esta homenagem, foi convidado o professor Dr. João Maria Soares, coordenador do Programa de Pós-graduação em Física da UERN, que recebeu das mãos do professor Dr. Liacir Lucena, uma placa de reconhecimento. O prof. Dr. Liacir Lucena, é do Departamento de Física Teórica e Experimental da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e neste ano foi admitido à classe de comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico.

O  Encontro de Físicos do Norte e Nordeste do País, se destaca como o segundo evento mais importante do país organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF). O evento teve uma presença massiva dos estudantes de Graduação, Pós-Graduação e dos professores do Departamento de Física da UERN: Vamberto Dias de Mello, Marco Antonio Morales Torres, Thomas Dumelow, Milton Morais Xavier Jr. e João Maria Soares, no total 40 participantes.

Todos os estudantes regulares do Mestrado em Física apresentaram trabalho neste evento, a citar:

DISCENTES  TEMA
 ANA LÚCIA GURGEL  – Preparação e Estudo Magnético de Pós do Nanocompósito de CoFe2O4-CoFe2.
– Caracterização Estrutural e Magnética de Fe2C0O4 Sintetizada por micromulsões.
 DAYANE DE SOUZA CHAVES  Superferromagnetismo em Ligas Granulares de FeAg.
 FRANCISCO IRANILDO FERREIRA DO NASCIMENTO  Histerese Térmica de Bicamadas FM/AFM Compensadas.
 LINDON JOHNSON FREITAS RODRIGUES  Medidas de Magnetização e Susceptibilidade Magnética nas Transições de Fases Magnéticas de Filmes Finos de Terras Raras.
 RÍZIA RODRIGUES DA SILVA  Montagem de Laboratório de Espectroscopia Infravermelho Distante na UERN.

Mais informações:

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física: João Maria Soares