Mestrado em Física realiza colóquio sobre Espectroscopia de Ressonância Paramagnética Eletrônica

O Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) promoverá um colóquio intitulado “Aspectos Gerais da Espectroscopia de Ressonância Paramagnética Eletrônica”. O evento será nesta quarta-feira, 27, às 15h, no auditório do Programa de Desenvolvimento da Pesquisa (PRODEPE).

A palestra será ministrada pela pesquisadora doutora Manoela de Oliveira Castro (UERN). O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física, Prof. Dr. Fábio Cabral Carvalho, convida toda a comunidade acadêmica a participar do evento.

A Espectroscopia de Ressonância Paramagnética Eletrônica (EPR) consiste em um método analítico que detecta inequivocamente elétrons desemparelhados em materiais paramagnéticos, tendo como princípio básico a interação entre os momentos magnéticos dos elétrons desemparelhados e radiação eletromagnética com frequência na região de micro-ondas. A técnica permite a obtenção de informações sobre a identidade e as interações das espécies paramagnéticas com o ambiente no qual estão inseridas de forma não destrutiva e não intrusiva.

No colóquio serão abordados aspectos gerais da técnica de Espectroscopia EPR, como o princípio de funcionamento e alguns conceitos envolvidos, tipos de materiais que podem ser analisados e algumas aplicações em diferentes campos de estudo.