Livro Educação, (Auto) Biografia e Inclusão – Entre a escuta e a escrita de si será lançado amanhã

O livro Educação, (Auto) Biografia e Inclusão – Entre a escuta e a escrita de si será lançado nesta terça-feira, 30 de maio, às 19h, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC). O livro é organizado pela profª Ana Lúcia Oliveira Aguiar, PhD em Educação, a profª Dra. Francisca Maria Gomes Cabral, profª Ma. Maria da Conceição Fernandes de França e profº Me. Emerson Augusto de Medeiros.

O livro apresenta uma coletânea de textos extraídos das vivências dos sujeitos em contextos plurais, cujos autores são membros do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Memória, (Auto) Biografia e Inclusão (GEPEMABI). O lançamento é organizado pela Faculdade de Educação (FE), o Programa de Pós-graduação em Educação (POSEDUC) e o Doutorado Interinstitucional em Educação (DINTER).

A concretização do livro foi possível com o apoio financeiro do Doutorado Interinstitucional em Educação (DINTER), projeto de formação para estudos de doutoramento, firmado entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), como receptora, e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) como promotora.

A professora Dra. Ana Lúcia Aguiar explica que o livro Educação, (auto) Biografia e Inclusão: entre a escuta e a escrita de si foi escrito com a vontade de dizer com alma, de purgar experiências e vivências compartilhadas. “Tem o desejo de convidar a uma travessia por histórias de vida e inclusão na escuta de si e do outro, no querer dizer que se faz na relação de aproximação, de estranhamento, de desnaturalização da vida cotidiana. São textos cujos nascedouros dizem da comunidade humana, e cujo propósito é compartilhar a superação do olhar estigmatizante sobre o outro, da leitura das práticas pela via da acessibilidade, da eliminação de barreiras atitudinais, da viabilização da cultura da paz”, afirma Ana Lúcia.

Para Ana Lúcia, ao ser levantada a ideia pela (re) significação da Formação Docente na Perspectiva Inclusiva através da (Auto) Biografia de professores como uma prática reflexiva para a escrita de si e do outro, há o desejo de identificar de que forma os professores praticam a docência na valorização do aprender a viver, a viver com os outros, a compreendê-los, a desenvolver a percepção de interdependência, a administrar conflitos, a participar de projetos comuns, a ter prazer no esforço comum em espaços de aprendizagem e de sociabilidade.

“Colocado pelos dispositivos trazidos pelos autores nos capítulos edificados para este livro, a discussão sobre a docência em seu percurso da prática não deve deixar de lado os princípios do respeito aos direitos humanos, à sustentabilidade socioambiental, à valorização da diversidade e da inclusão e à valorização dos profissionais que atuam na educação. É uma questão que provoca a formação humana para o desenvolvimento profissional docente, sua formação e importa trazer à discussão a necessidade de levar a efeito o presente estudo sobre a (re) significação da Formação Docente na Perspectiva Inclusiva através da Educação como uma prática reflexiva para a inclusiva através do exercício da escuta (Auto) Biográfica”, finaliza Ana Lúcia Oliveira Aguiar.