A professora mestre Zoraide Sousa Pessoa, do Departamento de Gestão Ambiental da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) é uma das organizadoras do livro “Natal, uma metrópole em formação”, juntamente com professora doutora Maria do Licramento Miranda Clementino, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O livro trata dos problemas sociourbanos de Natal e de sua Região Metropolitana e, ao mesmo tempo, vislumbra que há tempo e perspectivas de equacionamento e de solução para os problemas urbanos de uma metrópole em formação. A motivação para a publicação deste livro decorre de uma necessidade de apontar elementos relativos às possibilidades e aos limites que se apresentam no encaminhamento de soluções para uma ação conjunta entre atores sociais e atores políticos na “cidade metropolitana”.
Segundo as organizadoras, o objetivo principal é influir no debate técnico e político sobre a construção de uma agenda pública que deverá orientar a construção do “pacto territorial”, enquanto pacto político, envolvendo sociedade e governos no enfrentamento dos problemas comuns. O livro é resultado da agenda de pesquisa do Núcleo Natal, do Observatório das Metrópoles, ocorrida nos últimos anos.
Assentada na experiência de pesquisas e análises dos processos de desenvolvimento e urbanização no estado do Rio Grande do Norte e, particularmente, do desenvolvimento urbano de Natal em sua fase mais recente, a coletânea pretendeu gerar um conjunto de dados, informações e instrumentos de análise com base nos quais pesquisadores da UFRN, com repertório em planejamento urbano e regional, produziram estudos sobre os diferentes aspectos da realidade econômica, social, ambiental, demográfica e política da área hoje institucionalizada como Região Metropolitana de Natal.
A obra tem caráter interdisciplinar, constituindo uma discussão informativa e, ao mesmo tempo, densa. Os pesquisadores acadêmicos responsáveis pelos artigos publicados convergem quanto à necessidade da imediata retomada do planejamento urbano, no justo momento em que o fenômeno metropolitano se instala em Natal e emerge exigindo uma gestão compartilhada dos problemas e interesses comuns.
Como um convite à reflexão, destina-se aos públicos acadêmico e técnico, aos atores políticos e sociais e ao público em geral, a todos os interessados em um tema cuja compreensão e formulação são fundamentais para o desenho de políticas públicas precisas e eficazes. Portanto, o livro oferece-nos a oportunidade de conhecer uma abordagem integrada das questões urbanas e regionais cujo substrato aflora entre nós na questão metropolitana.