Licenciatura de Ciências Sociais do Campus Central ampliará de 26 para 40 o número de vagas para novos alunos

O curso de Licenciatura em Ciências Sociais irá ampliar a oferta de vagas para novos estudantes a partir da edição de 2021 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Das atuais 26 vagas para os ingressantes, o curso passará a ofertar 40 vagas a cada seleção.

O incremento foi aprovado nesta quarta-feira (4) pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da UERN.

“Esse aumento é importante para ampliar a oferta de profissionais, já que somos o único curso de Licenciatura em Ciências Sociais do interior do Estado, e o único a formar os professores de Sociologia para o Ensino Médio que atuam no interior”, destaca o chefe do Departamento de Ciências Sociais do Campus Central, professor João Freire.

Conforme o professor, o curso de bacharelado também deverá ser ampliado até a próxima seleção, passando das 20 vagas atuais para 40 vagas. O aumento também passará por votação no CONSEPE.

“Essa ampliação do número de vagas é importante para a democratização do acesso à educação em nível superior, que trate das múltiplas relações sociais, econômicas e políticas, cuja carência o próprio mercado de trabalho já reconhece”, acrescenta o diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), William Coelho.

O curso de Ciências Sociais busca oferecer uma formação teórica e metodológica sólida ligada à Antropologia, à Política e à Sociologia, campos clássicos de compreensão e interpretação da vida social.

O profissional graduado nessa área investiga os fenômenos sociais, buscando compreendê-los e explicá-los. Além da atuação no ensino, o profissional pode dedicar-se, por exemplo, ao desenvolvimento e implementação de projetos e políticas públicas em diversas campos.