Jovens atores e atrizes pela primeira vez em um palco de teatro

O encantamento proporcionado por uma peça de teatro não contagia apenas quem está na plateia. Por trás das cortinas, onde o grande público não vê, há um misto de sentimentos tomando de conta daqueles que vão subir ao palco, especialmente para aqueles que nunca entraram nesse ambiente artístico. Esse é o caso de vários meninos e meninas que vão participar, pela primeira vez, do Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Festuern), entre os dias 17 e 21 de outubro.

Nos bastidores do grupo teatral Imaginarte, da Escola Municipal Padre José Luiz, da cidade de Pendências, a ansiedade domina os jovens com idades variando entre 12 e 15 anos. Nenhum deles entrou num teatro de verdade. A estreia nesse ambiente artístico será no Teatro Lauro Monte Filho, em Mossoró, com o espetáculo “O sertão por Patativa”.

“A experiência de apresentar pela primeira vez para um grande público vai ser muito boa. Estou muito ansiosa e espero que ocorra tudo bem”, conta a jovem atriz Maria Rita, de 13 anos.

Carlos Daniel, da mesma idade da colega, no período de pré-estreia, aproveitou para aprender novas técnicas de dança e de expressão. “A minha expectativa de ir pela primeira vez a um teatro é boa, quero ir mais vezes”, disse.

O diretor artístico do grupo, o professor Júnior Senna, já participou de outras edições do Festuern como aluno. Agora, na 16ª edição do Festival, o desafio é fazer seus pupilos, mesmo inexperientes, brilharem no palco.

“Eles estavam apreensivos, nervosos e com medo de se apresentar, mas com as oficinas na escola, a montagem dos textos, do cenário e dos próprios personagens eles foram se acalmando. Estão super ansiosos para apresentar e conhecer a caixa que se chama teatro, subir no palco e conhecer a fantasia que ele traz”, revelou.

Para Hallyson Dantas, diretor do Festuern, a importância do Festival consiste em vários aspectos, seja na oportunidade em despertar o viés artístico adormecido em muitas crianças, seja na interação proporcionada socialmente ou no fomento à criação de grupos teatrais.

“Nós temos grupos que existem desde quando começou o Festuern, em 2003, que estão em atividade. Nós temos alunos que saíram do Festuern para cursar graduação em teatro, graduação em dança e outras atividades profissionais na área de artes. Além disso, a ideia do Festuern estar presente na escola não é tão somente a produção do espetáculo, mas é fomentar a continuidade e a manutenção desses grupos dentro do contexto escolar, para que não somente durante o Festival, mas também depois possam criar outros espetáculos, façam outras montagens pra mostrar à comunidade e sigam na carreira artística”, enumera.

As escolas públicas e grupos teatrais selecionados para se apresentar neste ano participaram, nas últimas semanas, das oficinas de dramaturgia, improviso, alongamento corporal e formação pedagógica ofertadas pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) durante a fase preparatória.

Todos os anos é escolhido um tema a ser trabalhado como referencial para o desenvolvimento de todo o processo artístico e pedagógico, o qual é abordado nos espetáculos que participam do Festival. Para esta edição, será retratado o “Semiárido em prosa e poesia”.

A abertura oficial será realizada na próxima segunda-feira, a partir das 8h30, e o encerramento, com as premiações, acontece na sexta-feira, 21, às 15h30. Entre esses dois dias, haverá espetáculos manhã e tarde. A entrada é gratuita.

No site festuern.uern.br, é possível conferir a programação detalhada e outras informações do evento.