Internato de Medicina é tema de reunião entre Uern e Junta Interventora da Maternidade

Mais uma vez a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) busca fortalecer suas parcerias como forma de superar os obstáculos impostos pelo contingenciamento de recursos. Nesta terça-feira (15) a reitora em exercício da Uern, Fátima Raquel Morais, participou de reunião, através de videoconferência, com o juiz federal Orlan Donato Rocha e coordenadora da junta interventora do Hospital Maternidade Almeida Castro Larizza Queiroz para discutir a presença dos estudantes dos cursos de medicina na Maternidade.

Na oportunidade, a reitora em exercício apresentou um breve histórico do curso de Medicina da Uern, o mais antigo de Mossoró, ao juiz federal, e destacou a importância da parceria entre a Universidade e a Maternidade, que acontece desde antes mesmo da criação do curso de Medicina. Ela também explicou a questão da preceptoria na Maternidade, explicando que o Governo do Estado determina que os servidores do Sistema Único de Saúde (Sus) estejam empenhados na formação de novos profissionais. Ainda segundo a reitora, encontra-se em tramitação a mudança na lei estadual que irá permitir a  contratação de profissionais para atuar como preceptores.

“Foi uma reunião muito positiva, pois tivemos a oportunidade de conversar com o Dr. Orlan Donato e apresentar um pouco do nosso curso de Medicina, e suas potencialidades, e juntos, pudemos discutir e vislumbrar um caminho para resolver a questão da preceptoria. Entendemos que esta parceria é uma via de mão dupla, onde todos ganham, principalmente a população em geral, que recebe o atendimento diferenciado dos nossos internos e dos nossos residentes. Só temos a agradecer o empenho de todos que fazem a maternidade, em especial, de Larizza Queiroz, que não tem medido esforços para viabilizar a presença dos nossos estudantes nos ambientes da maternidade”, avaliou a reitora.

Uma nova reunião, desta vez com os representantes da Secretaria do Estado de Saúde Pública (Sesap) deverá acontecer ainda sobre a questão da preceptoria. O juiz Orlan Donato se colocou à disposição da Universidade para avançar nessa questão. “Não vamos medir esforços para que a gente supere essa questão, através do diálogo e junto com a Sesap, poder formar esse corpo de preceptores”, afirmou o juiz.

Participaram ainda da reunião, o advogado da junta interventora do Hospital Gustavo Lins; a chefe de Departamento de Ciências Biomédicas da Faculdade de Ciências da Saúde da Uern, Patrícia Jovelina e os pró-reitores de ensino de graduação e de gestão de pessoas da Uern, Wendson Dantas e Jéssica Figueiredo, respectivamente.