Instituições debatem instalação de parque de energia solar

O vice-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Aldo Gondim, reuniu-se nesta terça-feira (5) com representantes de instituições de ensino superior e da iniciativa privada para discutir a possibilidade de criação de um parque tecnológico de energia solar em Mossoró.

Apresentada pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), a proposta consiste na instalação de 20 mil painéis de energia solar através de uma parceria entre as instituições de ensino superior do município, que utilizariam metade da energia gerada, e outras entidades interessadas em participar do projeto, que fariam uso da outra metade.

Representante da UFERSA na reunião, o pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis Júlio César Rodrigues de Sousa apresentou a proposta e destacou o potencial de Mossoró para receber empreendimentos ligados à energia solar, sobretudo por conta das condições climáticas da cidade.

Conforme Júlio César, a UFERSA instalou, em outubro de 2016, uma usina solar, de dimensões menores do que a proposta, que atualmente produz 8% da energia consumida pela instituição. Em dez meses de operação, destacou, a usina resultou numa economia aproximada de R$ 100 mil para a universidade.

De acordo com o pró-reitor adjunto, a usina, que foi construída a partir de uma premiação no valor de R$ 1 milhão por parte do Ministério da Educação, também é utilizada em atividades voltadas à educação.

“Essa é uma proposta muito interessante não só para as instituições, mas para a sociedade como um todo também”, ressaltou Aldo Gondim, que sugeriu a inserção da proposta na pauta de discussão da próxima reunião do Fórum de Reitores do Rio Grande do Norte, para que sejam definidos novos passos necessários para viabilizar o projeto.

Também participaram do encontro representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ao fim da reunião, foi criada uma comissão, com membros de cada instituição e da iniciativa privada, para dar continuidade às discussões sobre o tema.