INSTALADA COMISSÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO NO CAMPUS DE NATAL

A Comissão de Pesquisa e Extensão, do Campus Avançado de Natal (CAN/UERN), foi instalada na última terça-feira (20). A comissão é composta por docentes representantes dos quatro cursos do Campus, a saber: Ana Lúcia Dantas, Ciência da Computação; André Gustavo Pereira da Silva, Ciência da Computação;  Genaro Camboim Lopes de Andrade Lula, Ciência da Religião; Irene de Araújo Van Den Berg, Ciência da Religião; Lídio Sânzio Gurgel Martiniano, Direito; e Tatiana Moritz Turismo; além de Paulo de Oliveira Segundo, representante do Centro Acadêmico.

A Comissão terá como objetivos identificar e socializar editais de financiamento de projetos; mapear projetos do CAN, com a produção de catálogo e folder, releases, integrantes do Projeto, resultados de 2009 e metas para 2010; verificar os resultados e dificuldades os grupos e projetos do CAN; e identificar os projetos inter, trans e interdisciplinares e áreas conexas.

Além disso, a Comissão buscará apoiar (oferecendo logística) projetos já existentes, tendo como contrapartida o compromisso de resultado e publicação em revistas com referência qualis; servir de link para realização de eventos no Complexo Cultural para promoção do Campus; promover seminários para divulgação dos trabalhos realizados (encorajando a inserção dos alunos nos projetos já existentes), com palestras, mini-cursos, projeção de vídeos, documentários, banners, painéis e comunicação oral; e aproximar a PROEX/PROPEG do Campus, com esclarecimento sobre as expectativas de uma proposta de projeto bem elaborada.

Por fim, a Comissão identificará os indicadores de grupos de excelência (e suas exigências) para criação de curso de pós-graduação strito sensu; incentivando novas propostas de projetos para submissão no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/UERN; estudando a possibilidade de criação de revista da base de pesquisa (para discentes e docentes), até mesmo como pré-requisito para o fomento de pós-graduação strito sensu no Campus e pontuação na avaliação de um futuro programa; e, por último, oferecer cursos de extensão sobre metodologia de pesquisa para alunos (trazendo ferramentas para iniciação científica e elaboração de TCC) e professores (encorajando a criação de núcleos de pesquisa).