Inovação e empreendedorismo em destaque no Uern Inova

Empreendedores do mercado local, regional e nacional, docentes e estudantes estiveram reunidos na noite de ontem, 31, no Auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), no Campus de Mossoró, para conferir o início do Uern Inova – Inovação e Empreendedorismo. A abertura contou com a palestra de Júlio Lêdo, apresentação musical do professor Guilherme Paiva e uma interpretação de dança pela aluna Maria Olisa.

O evento, com atividades presenciais e remotas, é realizado pelo Departamento de Inovação e Empreendedorismo (DIE) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propeg) e tem como objetivo impulsionar a cultura da inovação e do empreendedorismo no ecossistema local.

A professora Ms. Cíntia Freitas, chefe do DIE, destacou que a Uern tem uma missão forte de dar atenção à inovação e ao empreendedorismo e isso é perceptível no incentivo e apoio a criação e manutenção de incubadoras e empresas juniores.

O vice-reitor Chico Dantas ressaltou que na perspectiva institucional o evento é um marco. “A gente já vinha criando um ecossistema junto a outros eventos e parceiros, mas esse é exclusivo, já nasce bonito e grande, alinhado com nosso plano de gestão. Empreendedorismo aquece o potencial econômico local, estadual, Nacional, gera emprego, soluções, contribui para o desenvolvimento e a Uern tem apoiado essas discussões”, acrescentou.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Ellany Gurgel, trabalhar essa cultura na formação acadêmica é para que foi pensado o Uern Inova.

Júlio Lêdo, especialista em negócios de impacto e desenvolvimento territorial, abordou em sua palestra o tema “A Inovação como ferramenta para a geração de microtransformações”. Ele propõe a discussão sobre como é possível realizar iniciativas capazes de gerar as transformações para o desenvolvimento humano e empreendedor.

“Quando a gente pensa em inovação precisa pensar em libertadores, em ser humano. Ser feliz é um grande ato inovador. Inovação é respeito, inclusão, desconstrução de muros. Não precisamos de muros, precisamos de pontes”, comentou.

A programação segue ao longo desta quinta-feira, 1º de setembro, com palestras presenciais e on-line, pela manhã, tarde e noite. Confira o site oficial e saiba mais sobre o evento.

Patrocinam o evento o Sebrae, a Redepetro-RN, a Funcitern, A Construtora, a OAB Seccional Mossoró, a Fisio Academia, Renova, Belservice, Comodoro Store, Harmonize, TCM, Master, E-gráfica Digital, Pablo Gráfica e Hotel Sabino Palace.