Iniciativas realizadas pela UERN promovem Saúde e Qualidade de Vida

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) executa ações e programas ligados diretamente à área da Saúde – são realizados atendimentos gratuitos, ações de extensão, projetos de pesquisa e iniciativas que visam a qualidade de vida.

Neste dia 7 de abril, em que é comemorado o Dia da Mundial da Saúde, a UERN mostra algumas de suas iniciativas e projetos que fortalecem a importância do Ensino Público de Qualidade e sua contribuição direta com a saúde da população.

imagem

Recentemente, atendendo ao chamado do Ministério da Educação, a UERN se engajou na luta contra o mosquito Aedes Aegypti e lançou a Campanha “UERN contra o Aedes”.

Conheça parte desses projetos e ações:

imagem
seteAmbulatórios do curso de Medicina

Os ambulatórios da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/UERN) atendem, gratuitamente, cerca de 450 pessoas ao mês. No mês de março de 2016 foram realizados 675 atendimentos, extrapolando a média mensal.
Consultas com caráter diferenciado, na presença de alunos e professores, são realizadas nos ambulatórios da FACS, oferecendo atendimento personalizado aos pacientes. As consultas duram em média de 40 minutos a uma hora, podendo extrapolar em alguns casos.

Especialidades oferecidas nos ambulatórios da FACS/UERN:

  • Ginecologia
  • Pré-Natal
  • Planejamento Familiar
  • Psiquiatria
  • Reumatologia
  • Endocrinologia
  • Infectologia
  • Nucléolo do Fígado
  • Teste do olhinho
  • Pediatria
  • Pneumo-pediatria
  • Cardiologia
  • Doença de Chagas
  • Gastrologia
  • Geriatria
  • Dermatologia
  • Nutrição
  • Psicologia
Telefone para marcação: (84) 3314-3963 (Atendimentos de segunda a sexta-feira)

 

imagem
seteResidência Médica

A Comissão de Residência Médica da UERN disponibiliza dois programas credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica: Medicina de Família e Comunidade; e em Ginecologia e Obstetrícia.

A instituição conta ainda com um Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, que abrange as áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social.

 

imagem
seteNúcleo de Atividade Física e Lazer – NAFEL

Esporte e Lazer colaboram com a Saúde e a Qualidade de Vida. Neste sentido, o Núcleo de Atividade Física e Lazer (NAFEL), vinculado à Faculdade de Educação Física (FAEF), agrega todas as ações e projetos desenvolvidos pela FAEF.

Iniciados em março deste ano, os cursos oferecidos pelo NAFEL – musculação, dança/zumba, atividade rítmica infantil, ginástica funcional, hidroginástica, jiu-jítsu, karatê, natação, esportes de quadra, caminhada e corrida orientada, capoeira e badminton – possuem mais de 500 pessoas inscritas, entre pessoas da comunidade interna e externa. As atividades serão realizadas nas dependências da Faculdade de Educação Física.

Com propósito diferenciado – uma academia/escola – os cursos ofertados pelo NAFEL possibilitam aos alunos a aplicação de seus conhecimentos na prática e estabelecem a relação entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão.

Coordenado pela professora Dra. Irany Knackfuss, o NAFEL congrega programas como o “Pró-Vida”, que é voltado a grupos especiais: portadores de HIV+, Idosos, Cardiopatas, Hipertensos e pessoas com deficiência.

imagem
seteAcademia da Criança

Outra ação executada pela FAEF é a Academia da Criança, em atividade há quatro anos, sob a coordenação do professor Humberto Jefferson. Com atividades que visam o desenvolvimento da coordenação motora de crianças de 2 a 6 anos, a Academia da Criança foi inicialmente pensada para atender crianças sedentárias e estimular atividades físicas, porém o atendimento especializado atraiu um público que necessitava de atenção especial – crianças hiperativas, com síndrome de down e autistas. As turmas são mistas.

Os alunos que colaboram com o projeto são bolsistas voluntários que ao mesmo tempo ajudam as crianças e realizam pesquisas para trabalhos.

 

imagem
seteProjeto PRORHAE MotivAÇÃO

O Programa Institucional de Assistência ao Servidor: Saúde e Qualidade de Vida no trabalho desenvolve ações planejadas e executadas pelo Projeto PRORHAE MotivAÇÃO: Saúde e Bem-estar, implantado no ano de 2012, em comemoração ao Dia do Servidor Público (28 de outubro), com o objetivo de proporcionar aos servidores da UERN medidas de prevenção, promoção da saúde e do bem-estar.

As ações contemplam temas como: saúde bucal, campanhas de vacinação, aferição da pressão arterial, verificação da glicemia, massagem relaxante, ergonomia, autoestima, alimentação saudável, dentre outros.

O Programa dispõe também de Acompanhamento Psicossocial – individual ou coletivo – aos servidores que tenham seu desempenho laboral prejudicado. Esse serviço tem como objetivo prestar atendimento especializado por meio da Psicologia Organizacional e da Assistência Social, buscando a melhoria da qualidade de vida nos aspectos social, físico e emocional, por meio de apoio e orientação que proporcionem sua inclusão integral no ambiente de trabalho.

 

imagem
seteClínicas Odontológicas

No Campus de Caicó, a comunidade conta com o atendimento de saúde bucal gratuito oferecido pelas clínicas odontológicas. Entre os serviços prestados estão: cirurgia odontológica, periodontia, clínica infantil e prótese dentária. Também são desenvolvidos projetos de extensão de disfunção têmporo mandibular ofertados à população e o serviço de atendimento a pacientes em hemodiálise da Clínica do Rim em Caicó.

 

setePROJETOS EM IMPLANTAÇÃO
   
hospital materno infantil
HOSPITAL MATERNO INFANTIL

O Hospital Materno Infantil será construído numa área de 36 mil metros quadrados, contando com 118 leitos num investimento de US$ 19 milhões a partir do programa RN Sustentável, financiado pelo Banco Mundial.

   
exame de óbito
SERVIÇO DE VERIFICAÇÃO DE ÓBITOS

O Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), uma parceria com a Prefeitura Municipal de Mossoró, é um trabalho de avaliação da causa da morte natural desconhecida ou duvidosa com o objetivo de fornecer elucidação diagnóstica e informações complementares para o serviço de epidemiologia e políticas de saúde pública em geral. O serviço pode colocar em evidência os possíveis riscos à saúde, tanto os já conhecidos quanto os que não são comuns, ou ainda casos de uma doença nova em um determinado local, esclarecendo a causa de mortes não elucidadas.
Com o novo serviço, Mossoró poderá planejar e realizar medidas de saúde direcionadas, levando em consideração o mapeamento epidemiológico. Para a Universidade, o SVO traz vantagens na formação dos alunos, não apenas do curso de Medicina, como também da área da Saúde, como Enfermagem, Ciências Biológicas e Serviço Social.

Matéria: Iuska Freire