Indígenas venezuelanos da etnia Warao recebem kits escolares e vacina contra a Covid-19

Mais de 20 crianças e adolescentes das famílias de indígenas venezuelanos da etnia Warao receberam, na tarde de hoje, 23, kits com material escolar e vacinação contra a Covid-19, em uma ação conjunta entre Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Mossoró.

A professora Eliane Anselmo, pró-reitora adjunta de Extensão da Uern, coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e do Grupo de Estudos Culturais (GRUESC), que acompanha as famílias Warao desde a chegada deles a Mossoró, atuou na articulação para inserir as crianças na rede municipal e estadual de ensino.

“Para poder estudar, as crianças precisavam de material escolar e a OAB, juntamente com o mandato do vereador Pablo Aires e a Livraria Arte e Saber, conseguiu essas doações. Para poder ingressar na escola, as crianças precisavam ser vacinadas e, com o apoio da Prefeitura de Mossoró, realizamos hoje a primeira vacina dos pequenos e as doses de reforço para os adultos”, explicou a docente.

A reitora da Uern, Cicília Maia, destacou que a missão e o desafio de todos é incluir as crianças na educação. “Enquanto Universidade estamos somando esforços para fazer com que todos se sintam acolhidos e que suas vidas sejam transformadas através da educação”, ressaltou.

A advogada Diana Paula, vice-presidente da OAB, se disse feliz por estar contribuindo em um esforço conjunto para amenizar as dificuldades e para que todos os indígenas se sintam acolhidos.

O presidente do Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes (CERAM/RN), Thales Dantas, ressaltou que o Governo do Estado vem realizando diversas ações em prol dos indígenas Warao e que parcerias com outras entidades públicas e privadas somam esforços para dar uma melhor qualidade de vida a quem chega a terras potiguares.

Iris Oliveira, titular da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS/RN), parabenizou a ação conjunta e ressaltou os esforços para inserir os indígenas nas políticas públicas.

O líder indígena Librando Ratia agradeceu o apoio que as instituições estão oferecendo.

Em Mossoró

Moram na segunda maior cidade do RN, 25 famílias, totalizando 84 pessoas, residindo no Lar da Criança Pobre, no bairro Barrocas.