Incubadoras da Uern são selecionadas em edital de fomento da Fapern

As incubadoras Centro de Incubação Tecnológica do Semiárido (Citecs) e Juazeiro, ambas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), foram aprovadas em um processo seletivo simplificado da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern). O edital é de fomento às incubadoras e estímulo à inovação e ao desenvolvimento das cadeias produtivas da indústria potiguar.

O Citecs, a incubadora mais antiga da Uern, está instalada no Campus Central, é voltada para o apoio técnico e gerencial de novos empreendimentos e tem como objetivo estimular a criação e o fortalecimento de micro e pequenas empresas.

Por sua vez, a incubadora Juazeiro, sediada no Campus Avançado de Pau dos Ferros, se destaca pelo apoio a empreendimentos sociais da agropecuária, do turismo e do artesanato na região do Alto Oeste potiguar.

“Além dos recursos de custeio e capital que serão injetados nas incubadoras contempladas pelo edital, que ajudam as mesmas a cada vez mais se consolidarem nos seus espaços dentro da Universidade, vai permitir também que alguns discentes sejam contemplados com bolsas de iniciação à inovação, o que é muito importante para disseminar a cultura da inovação entre os nossos discentes, e assim colaborar para o desenvolvimento do ecossistema de inovação”, explicou Edigleyce Costa, chefe do Setor de Incubadoras do Departamento de Inovação e Empreendedorismo da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG).

O financiamento se dará com recursos advindos do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte (Proedi) destinados ao Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundet) do Estado do Rio Grande do Norte, gerenciados pela Fapern.

Também foram selecionadas de acordo com o Edital Nº 16/2021 da Fapern a Incubadora Tecnológica do Alto Oeste, a BIOINOVA, a Incubadora Tecnológica de Mossoró, a Trevo Incubadora e a Incubadora Tecnológica Natal Central.