Inclusão marca o domingo na Praia do Ceará, em Tibau

Sol, mar, alegria e inclusão. O que parecia ser mais um domingo ensolarado do verão em Tibau, transformou-se em um bonito cenário para um dia de integração entre pessoas, independentes de suas peculiaridades. Neste domingo (26), as areias da Praia do Ceará, em Tibau, foram o palco da segunda edição do projeto “A Praia é Para Todos”, que reuniu pessoas com deficiência, familiares, amigos e apoiadores, proporcionando um dia de esporte, lazer e cidadania.

Esta é a segunda edição do projeto, que é coordenado pelo Fórum das Mulheres com Deficiência de Mossoró. O objetivo é oferecer às pessoas com deficiência, em parceria com entidades e instituições públicas e civis, um dia de lazer na praia com a infraestrutura e segurança necessárias para o banho de mar, atividade que, para as pessoas com deficiência, precisa se tornar uma experiência agradável e feliz. A ideia também é melhorar a autoestima, autovalorização, autoimagem, o estímulo à independência e autonomia, a experiência com suas possibilidades e potencialidades, para além das limitações.

A UERN é uma das instituições parceiras do projeto e desenvolveu uma série de ações coordenadas pela Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN). A professora Ana Lúcia Aguiar, titular da DAIN, ressaltou a importância da participação em eventos como este.

“A praia é pública, um bem social, mas existe muita dificuldade para que pessoas com peculiaridades possam ter acesso a este local. Antes mesmo do projeto, a UERN já participava de ações como esta, para democratizar este espaço. As políticas de ações inclusivas da UERN, como Universidade socialmente referenciada, vem a cada ano se consolidando, firmando parcerias, para a quebra de territórios, para que todas as instituições estejam juntas, pela quebra de barreiras, principalmente de atitudes”, explicou.

O jovem Lucas Gabriel tem 15 anos e participou do projeto pela primeira vez. Ele, e sua mãe, Lucineide Pereira, aprovaram a iniciativa e prometem voltar no próximo ano. “Achei muito bom porque reuniu todo mundo, no próximo ano vamos voltar”, garantiu o rapaz.

João Vicente é aluno do curso de Letras da UERN e participou do evento pela segunda vez. Ele estava acompanhado da família, e também avaliou positivamente a iniciativa. “Ano passado foi muito bom, e decidi vir novamente esse ano, e me surpreendi porque o evento está muito maior e muito melhor. Até o sol ajudou, já que no ano passado estava chovendo. Para a gente é tudo mais difícil e algumas pessoas nunca tiveram a oportunidade de ir à praia, então é também uma forma de chamar a atenção para a importância da acessibilidade e poder provar que podemos ir a qualquer lugar, como qualquer outra pessoa”, afirmou João Vicente.

De acordo com a presidente do Fórum, Cláudia Medeiros, a segunda edição superou todas as expectativas também da organização. Ela enalteceu o trabalho e dedicação dos parceiros, especialmente à UERN.

“A sensação hoje é de muita gratidão. O sonho que começou há seis anos, com a nossa saudosa Benômia Rebouças, era de que todas as instituições estivessem unidas em torno de um só objetivo, que é a inclusão. E hoje é o que podemos ver aqui na Praia de Tibau. Quero agradecer à UERN por mais um ano de parceria, porque sem a parceria com a Universidade, nada disso teria sido possível”, afirmou emocionada a presidente do Fórum.

Além da DAIN, outros setores da Universidade se envolveram no projeto. Para o subchefe de Gabinete da Reitoria, Esdra Marchezan, a participação da UERN em projetos como este reafirma o papel social da Universidade. “A UERN tem, em todas as suas ações, destacado a sua missão enquanto Universidade socialmente referenciada, ou seja, atuando diretamente em ações estratégicas como essa, uma ação inclusiva, que mostra à sociedade que um ambiente, como a praia, deve ser para todas as pessoas”, finalizou.