III FEMUR movimenta o Campus Central e estimula o empreendedorismo entre os estudantes

Com o objetivo de incentivar o empreendedorismo entre os estudantes e possibilitar a vivência com as práticas empresariais, está sendo realizada a III Feira do Empreendedor Universitário (FEMUR), promovida por professores e alunos do Departamento de Administração da Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM/UERN).

A abertura foi realizada nesta quinta-feira (16), nos jardins da FACEM. A programação continua nesta sexta-feira (17), a partir das 19h, com a venda de produtos e atrações culturais. Entre os produtos comercializados, muitos se destacam pela criatividade e abordagem descontraída junto ao público. É o caso da equipe “Galo Rei”, que vende sanduíches de frango. O estudante José Nazareno explica que a equipe fez um trabalho de divulgação nas redes sociais e comercializou antecipadamente.

A professora Andrea Kaliany explica que a Feira é resultado prático do conhecimento passado em sala de aula. “Essa Feira é muito importante porque os alunos conseguem vivenciar práticas de administração, desde a decisão de uma oportunidade de negócio, até o dia a dia de um negócio, com análise de mercado direcionada ao perfil de clientes”, afirmou Andrea, que coordena o evento junto com os professores Ana Augusta, Vagner Miranda e Vinícius Claudino.

O professor Vagner Miranda destaca a interdisciplinaridade. “A Feira é organizada por professores de três disciplinas diferentes – Marketing Ambiental, Administração de Vendas e Iniciação Empresarial. Construímos esse projeto focando em negócios sustentáveis e rentáveis”.

Para a professora Ana Augusta, durante a FEMUR os estudantes podem despertar a habilidade de empreender. “Eles estão aprendendo como negociar, vender, administrar… Isso é muito importante, pois mostra aos nossos alunos que eles podem ter no empreendedorismo uma opção de carreira no futuro”.

Uma das novidades da edição da Feira neste ano é o “Desafio UERN de Inovação”, realizado em parceria com Departamento de Inovação e Empreendedorismo (DIE/PROPEG). O tema do desafio está voltado para o Empreendedorismo Social. O estudante Tasso Alves é um dos participantes. “Nossa ideia foi trazer para a Feira mudas de flor do deserto produzidas por pequenos agricultores da zona rural de Mossoró. Dessa forma, trabalhamos pontos como empoderamento, geração de renda e sustentabilidade ambiental”.

O “Desafio UERN de Inovação – FEMUR” tem como objetivos: Promover o desenvolvimento do potencial inovador e empreendedor; Disseminar a cultura de inovação e empreendedorismo; Estimular o desenvolvimento de projetos que possam se transformar em propriedades intelectuais; Incentivar a comunidade acadêmica a desenvolver, estruturar e defender projetos inovadores.

Estão envolvidos com a III FEMUR em torno de 50 alunos dos cursos de Administração e Gestão Ambiental. Os organizadores convidam a comunidade acadêmica e o público externo a prestigiarem a Feira.