III Café Filosófico abordará a importância da Filosofia da Educação na formação do educador

O projeto de extensão “Café Filosófico” da Faculdade de Educação/Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Uern, realiza no dia 4 de novembro, de forma remota, o terceiro Café filosófico que abordará a importância da Filosofia da Educação na formação do educador.

O tema do encontro será “Paideia e filosofia: contribuições da filosofia da educação e de Pestalozzi para formação do Educador”. Os convidados são: Profa. Dra. Brígida Lima Batista Félix (UERN) e Prof. Dr. Janduí Evangelista de Oliveira (IFPB/Campina Grande).

O encontro virtual será realizado das 14h às 17h, pela Plataforma Google Meet: https://meet.google.com/tvu-ebqj-ouh.

O coordenador da atividade é o professor doutor Erick Vinicius Santos Gomes. “Nós que desenvolvemos o projeto de extensão Café Filosófico, temos a noção de que a grandeza da filosofia é inquestionável no que cerne a práxis dos profissionais das licenciaturas. Neste âmbito, entende-se que a tarefa da filosofia no campo da formação de educadores, consiste na tarefa de despertar a alma para forma das ideias reflexivas em torno da vida cotidiana e dos vários questionamentos e problemas que constituem o âmbito do aprender e ‘ensinar’”, afirmou Erick.

A professora Dra. Brígida Lima desenvolverá o tema da Afetividade na Educação, a partir das ideais de Pestalozzi. “Em sua perspectiva, a escola idealizada por Pestalozzi deveria ser não só uma extensão do lar como inspirar-se no ambiente familiar, para oferecer uma atmosfera de segurança e afeto. Ao contrário de muitos de seus contemporâneos, o pensador suíço não concordava totalmente com o elogio da razão humana. Para ele, só o amor tinha força salvadora, capaz de levar o homem à plena realização moral – isto é, encontrar conscientemente, dentro de si, a essência divina que lhe dá liberdade. Pestalozzi chega ao ponto de afirmar que a religiosidade humana nasce da relação afetiva da criança com a mãe, por meio da sensação de providência”, concluiu Erick Vinicius.

A atividade conta com o apoio da Faculdade de Educação e da Pró-reitoria de Extensão da Uern.