I Fórum de Extensão da Abruem inicia programação e segue até esta sexta-feira

Reunindo reitores, vice-reitores, pró-reitores e representantes de universidades de diversos estados, o I Fórum de Extensão da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) teve início na manhã desta quinta-feira (17), no auditório Professor Milton Marques de Medeiros, no prédio da Faculdade de Ciências da Saúde da Uern (Facs).

Durante a solenidade de abertura, o pró-reitor de Extensão da Uern, professor Esdras Marchezan, destacou a alegria da comunidade acadêmica da Uern por sediar o evento e receber os participantes.

“A realização desse evento mostra a força e a confiança no nosso trabalho. Se a Extensão tem se fortalecido, existe um pedaço de cada um que atua nela nesse processo”, frisou o pró-reitor.

Pró-reitor de Ensino, de Pesquisa e de Extensão do Centro Universitário de Mineiros (Centro Universitário de Mineiros), em Goiás, e secretário da Câmara de Extensão da Abruem, o professor Evandro de Oliveira, corroborou a fala sobre a importância do evento e o esforço dos participantes. “Nós nos deslocamos de lugares distantes e sairemos daqui felizes, renovados”.

A professora Maria Anezillany do Nascimento, pró-reitora de Extensão da Universidade Estadual do Ceará (Uece), destacou a necessidade de continuidade da busca por financiamento das ações de extensão universitária no país, sobretudo em um contexto de mudança da administração pública federal.

“Cada instituição tem as suas especificidades, mas os nossos esforços são comuns”, pontuou a professora, que é também vice-presidente nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex).

A reitora da Uern, professora Cicília Maia, reforçou a relevância da discussão junto a diferentes atores políticos. “É preciso que a gente faça uma defesa de forma muito presente, positiva e afirmativa relacionada ao financiamento da Extensão, não dá mais pra gente realizar a Extensão, sobretudo nos interiores, sem financiamento”, frisou a reitora, que é membra do Conselho Deliberativo da Abruem.

Também presente à solenidade de abertura, o secretário de Cultura de Mossoró e ex-reitor de Extensão da Uern, professor Etevaldo Almeida, destacou a importância de se discutir a curricularização da Extensão e ampliar o espaço das universidades na sociedade como um todo. “Nós teremos as universidades mais reconhecidas quando o ensino for pautado pela Extensão”, frisou.

A professora Juliene Rezende Cunha, reitora da Unifimes e presidente da Câmara de Extensão da Abruem, comentou sobre o processo de criação do Fórum de Extensão e corroborou a importância de realizar o evento reunindo os gestores das universidades. “Os participantes não se furtaram às dificuldades do deslocamento. O Brasil é isso, é diverso, é distante. E extensão também é isso. É ir ao encontro mesmo com os desafios”, pontuou.

Já o professor Odilon Máximo, reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e vice-presidente da Abruem, destacou a importância das discussões no evento para fortalecer a Extensão em diversos aspectos, ampliando sua capacidade de agir na sociedade. “É fundamental que a gente reflita sobre quem precisa da gente. A extensão forma cidadãos”, salientou.

Após a solenidade de abertura, foi realizada a conferência “A internacionalização da extensão”, que teve como palestrante a professora Suraya Shimano, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

A programação do Fórum segue no turno da tarde, com mesa-redonda e apresentação cultural, e continua na manhã e tarde de sexta-feira.

A programação completa do evento pode ser acessada neste link.