I Exposição da Luz é aberta ao público

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) é uma das parceiras da I Exposição da Luz, aberta ao público no Partage Shopping Mossoró na noite desta quarta-feira (13). A iniciativa, organizada pela Paróquia de Santa Luzia e Diocese de Mossoró, reúne objetos e documentos que preservam a memória e a história da Diocese de Santa Luzia.

Na solenidade de abertura, o reitor Pedro Fernandes agradeceu a oportunidade de a UERN ter colaborado com a exposição: “A UERN se sente lisonjeada por poder fazer parte de algo tão especial como essa exposição. Temos um professor de História [Fabiano Mendes] e outro de Turismo [Saulo Gomes] envolvidos nesse trabalho, orientando nossos alunos. Contem com a UERN”, afirmou Pedro Fernandes.

A solenidade contou com a presença do bispo diocesano dom Mariano Manzana, do vigário-geral, padre Flávio Augusto, a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, e o superintendente do Partage Shopping, Leandro Botelho.

Pela primeira vez no Shopping, dom Mariano Manzana agradeceu a presença de todos e ressaltou o trabalho de monsenhor Américo (in memoriam) na preservação do acervo histórico da Diocese. “Se hoje temos a possibilidade de fazer essa exposição é porque o monsenhor Américo teve um cuidado muito importante e sábio em guardar esses documentos e objetos. Somos consequência de nosso passado. É muito importante conhecer a história da nossa família e gerações passadas. Quem conhece a história, olha para o futuro com muita serenidade”, afirmou o bispo que, em seguida, abençoou a exposição e o público.

Os estudantes Luany Oliveira (História), Rômulo Rodrigues (História) e Danielly Costa (Turismo) estavam na abertura representando os 27 alunos da UERN que atuarão como monitores da exposição. Para Rômulo, este foi um momento especial: “É um orgulho poder ver minha contribuição nessa exposição que integra uma festa tão grandiosa para Mossoró, como é a festa de Santa Luzia. O que me chamou mais atenção foi o conjunto de peças que montam a via-sacra de Jesus”, afirmou Rômulo.

Luany acrescenta que o trabalho realizado na UERN, no Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NUDOPH), auxiliou bastante. “Tivemos uma semana para organizar, etiquetar e catalogar tudo. Tenho certeza que sem o auxílio da Universidade eu não teria conseguido”, afirmou Luany que aliou seu conhecimento acadêmico com sua crença e devoção pessoal: “Tive a oportunidade de convidar os jovens da paróquia para colaborar com a gente”, destacou a estudante.

Já Danielly Costa, do curso do Turismo, comentou que há peças muito antigas e delicadas. “Essa exposição, além do fato histórico e da devoção, representa a cultura da cidade. É interessante que a comunidade venha prestigiar. Nós vamos monitorar e passar as informações para o público”, comentou Danielly.

A exposição fica aberta no Partage Shopping até o dia 1º de dezembro. Em seguida, no dia 4, será aberta no Memorial da Resistência de Mossoró, na sala Joseph Boulier, indo até o dia 20 de dezembro. A exposição é coordenada por Nelson Filho. A comissão responsável conta com Cristiane Fernandes e Glicinara Alves.