I COREM visa possibilitar debate sobre a Educação Matemática

Estudantes, pesquisadores e profissionais da área de exatas participam do I Congresso Regional de Ensino de Matemática (COREM), promovido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A abertura do evento ocorreu nesta quarta-feira, 7, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), no Campus Central.

A solenidade contou com a presença do ouvidor, o Prof. Dr. Mademerson Leandro da Costa, do Departamento de Matemática, representando o reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto; o diretor da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), Prof. Dr. Francisco Chagas de Lima Júnior; o chefe do Departamento de Matemática, Prof. Me. Ênio Virgílio de Oliveira Matias; a coordenadora do COREM, Profª. Me. Aylla Gabriela Paiva de Araújo; e a Profª. Drª. Márcia Maria Alves de Assis.

O professor Mademerson Leandro da Costa enfatizou a importância do evento para os participantes, em especial para os graduandos da UERN. “O Congresso possibilitará a troca de experiência e permitirá aos estudantes conhecer o que se está sendo produzido na educação da matemática”, avalia. Para ele, esse contato com novos saberes visa estimular os graduandos e fomentar a pesquisa na área da matemática.

Ainda durante a abertura do evento, foi promovida uma palestra sobre o ensino da matemática com o Prof. Dr. Iran Abreu Mendes, da Universidade Federal do Pará (UFPA). A programação da tarde contou ainda com apresentações culturais e mesa-redonda sobre as novas tecnologias no ensino da matemática.

O I COREM será realizado até dia 9 de novembro, no Campus Central, e contará com palestras, minicursos, oficinas e mesas-redondas. O evento reúne cerca de 170 pessoas, entre estudantes e professores da UERN, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e universidades da Paraíba e Ceará.

De acordo com Aylla Gabriela, coordenadora do evento, o I COREM objetiva congregar o universo dos segmentos envolvidos com a Educação Matemática a fim de promover discussões sobre a Educação Matemática, seus fazeres múltiplos e complexos, novas tendências metodológicas e pesquisas que dão sustentação ao campo.