I Ciclo de Palestras do GEPEEG será realizado a partir de outubro

A partir de outubro, será realizado o I Ciclo de Palestras do Grupo de Estudos em Espaço, Ensino e Geografia (GEPEEG) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros. A iniciativa conta com o apoio do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGE).

O ciclo de palestras visa promover um espaço de formação continuada para profissionais da educação básica, incluindo gestores, coordenadores e supervisores pedagógicos, e especialmente os professores.

A programação do ciclo de palestras do GEPEEG tem início no dia 1º de outubro, com o debate sobre “A pedagogia e a didática do agir comunicativo para a sala de aula”, com o Prof. Dr. Rosalvo nobre carneiro. A série de atividades segue até 26 de novembro, com palestras semanais, sempre às 17h30, com transmissão pelo canal do YouTube do GEPEEG.

A iniciativa integra a programação preparatória para o projeto “Pedagogias para o agir comunicativo na escola”, que será executado a partir de 2022, de modo presencial, em escolas públicas na região de abrangência do Campus Avançado de Pau dos Ferros.

As pedagogias para o agir comunicativo na escola se constituem pela inserção de elementos da Teoria da Ação Comunicativa do filósofo e sociólogo Jürgen Habermas mediante práticas e ações que valorizam a linguagem, a comunicação, a intersubjetividade e a busca do entendimento mútuo livre de coerções no mundo da vida escolar. Com esta inserção, tem como objetivo difundir estas propostas pedagógicas nas escolas públicas a partir de um conjunto de palestras com temas variados.