Homenagem ao Padre Canindé e a Edmilson da Silva acontece hoje (11), em Assú

Na manhã desta terça-feira (11), o Reitor Pedro Fernandes e a Pró-Reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças, Fátima Raquel, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), juntamente com a Diretora do Campus Avançado de Assú, Marlúcia Barros Lopes, prestaram homenagem ao Padre Francisco Canindé e ao jornalista Edmilson da Silva.

A homenagem tem o intuito de lembrar a luta dessas duas personalidades pela implantação do Campus Avançado Walter de Sá Leitão, em Assú. Os dois foram figuras de extrema importância nesse processo. A homenagem vem em tempo do aniversário do Campus, que completa 43 anos em 25 de maço de 1974.

Padre Francisco Canindé foi professor, diretor e radialista da Rádio Princesa, diretor dos estabelecimentos educacionais Instituto Padre Ibiapina e Ginário Pedro Amorim. Além disso, sempre esteve a frente de iniciativas em prol da comunidade assuense.

Edmilson da Silva, economista por formação e jornalista por vocação, também foi fundador da Rádio Princesa. Os dois articularam de maneira sem igual a criação do Campus Avançado de Assú.

O Reitor Pedro Fernandes falou sobre a importância de resgatar a história de pessoas que lutaram e conseguiram transformar a sociedade. Ressaltou também a dificuldade de manter o ensino superior gratuito no interior do Estado e como há mais de quatro décadas essas figuras deram início a toda a história do Campus de Assú. “A gente tem obrigação de trazer nosso reconhecimento e mostrar às pessoas que vale a pena lutar, e o que temos hoje é fruto de lutas de pessoas no passado”, frisou.