GRUTUM apresenta espetáculo

O Grupo de Teatro Universitário de Mossoró (GRUTUM) encena no dia 16 de setembro, 19h30, no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, o espetáculo “Lá vem os Gringo”. O espetáculo conta com texto e encenação de Nonato Santos.

O espetáculo conta com apoio do Departamento de Educação, Cultura e Artes da Pró-Reitoria de Extensão da UERN (PROEX/DECA) com patrocínio do Sindicato dos Servidores da UERN (SINTAUERN) e da Associação dos Docentes da UERN (ADUERN).

O GRUTUM aposta na linguagem do teatro popular contemporâneo, adotando como matriz cultural e processo criativo do seu trabalho o método colaborativo para criação e concepção do espetáculo, investindo assim, na formação artística continuada de seus integrantes, buscando sempre a interação entre extensão, ensino e pesquisa como princípio norteador de seu trabalho cênico.

Os integrantes do GRUTUM, em sua maioria, são alunos e alunas de diversos cursos de graduação e pós-graduação da UERN, contando também, com integrantes da comunidade não acadêmica em seu elenco.

O grupo universitário entende que a extensão na universidade deve servir como instrumento de inserção social, aproximando a academia da comunidade. Sobre o espetáculo Lá vêm os Gringos é um espetáculo inspirado na estética da comédia de costumes, que brinca com fatos históricos do Brasil. O “descobrimento” de nosso país é contado/teatralizado pela ótica dos colonizados de forma irônica e bem-humorada.