Governo do Estado e UERN lançam primeiro módulo do portal do PECAFES

Através de parceria entre o Governo do Estado e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi lançado oficialmente ontem o primeiro módulo do portal do Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado do RN (PECAFES). A solenidade ocorreu na manhã desta sexta-feira, 31, no auditório da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

O primeiro módulo do portal possibilitará que os agricultores familiares do Estado se cadastrem no PECAFES. O programa, fruto de lei de autoria da deputada estadual Isolda Dantas, determina que pelo menos 30% dos produtos alimentícios adquiridos pelo Governo do Estado sejam oriundos da agricultura familiar.

Para a governadora Fátima Bezerra, a parceria com a UERN é de suma importância para a viabilidade do Programa. “Com essa parceria, entre outras tantas, a UERN está participando do processo de modernização da gestão, reafirmando seu papel como uma das instruções mais importantes para o desenvolvimento do RN”.

Vice-reitora da Universidade, Fátima Raquel complementa que essa parceria demonstra a disposição da UERN em participar das ações do Estado, em busca de soluções para melhorar a vida dos cidadãos.

Titular da Secretaria da Agricultura de Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (SEDRAF), Alexandre de Oliveira Lima informa que todo o processo de compras da Agricultura Familiar será gerido pelo portal, que está sendo desenvolvido pela UERN.

O diretor da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), professor Francisco Chagas de Lima Júnior, informa que o módulo de cadastramento possibilita que os agricultores familiares sejam credenciados. Os próximos módulos permitirão melhorar a logística, a segurança, os critérios qualitativos e quantitativos do sistema. O portal tem a coordenação do professor Alysson Mendes; supervisão do professor Francisco das Chagas Lima; e a participação de dois alunos do Departamento de Informática.

Ainda durante a solenidade realizada no auditório central da UFERSA, o Governo do Estado fez a entrega de sementes crioulas; de escrituras públicas de propriedades rurais; de sementes para os Bancos das Regionais da EMATER em Pau dos Ferros, Umarizal, Mossoró e Assú; além de cheques do programa Microcrédito Empreendedor. A governadora Fátima Bezerra assinou dois termos com instituições públicas de ensino superior nas áreas de compras governamentais e desenvolvimento de tecnologias para o campo.