Governadora e Deputados serão homenageados pela Uern com a Medalha da Abolição 2022

Na tarde desta segunda-feira (23), a professora Cicília Maia, reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), recebeu a Comissão Permanente da Medalha da Abolição em sua 1º Reunião Ordinária de 2022, para deliberar, dentre outros pontos de pauta, sobre o tema da edição deste ano e sobre os homenageados.

Por unanimidade, os membros aprovaram como tema desta edição “Uern autônoma, democrática e socialmente referenciada, inclusiva e includente.”

Além disso, considerando os marcos do fim da Lista Tríplice, a conquista da Autonomia Financeira e o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), a Comissão aprovou, também de forma unânime, a homenagem à governadora Fátima Bezerra, representando o Governo do Estado, e à toda a atual legislatura (2019/2023) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte – presidente Ezequiel Ferreira e deputados(as) Albert Dickson, Bernardo Amorim, Coronel Azevedo, Cristiane Dantas, Eudiane Macedo, Francisco do PT, Galeno Torquato, George Soares, Getúlio Rêgo, Gustavo Carvalho, Hermano Morais, Isolda Dantas, Jacó Jácome, José Dias, Kelps Lima, Kleber Rodrigues, Nelter Queiroz, Raimundo Fernandes, Souza Neto, Subtenente Eliabe, Tomba Farias, Ubaldo Fernandes e Vivaldo Costa.

Tanto a chefe do Executivo quanto os 24 deputados e deputadas receberão a condecoração enquanto representantes das instituições.

O tema e a escolha dos agraciados encontram amparo na aprovação nessas legislações recentes, que transformaram a Uern, possibilitando a concretização de suas demandas históricas.

“Os dois Poderes, Executivo e Legislativo – neste mandato e nesta legislatura – têm o direito, por dever de justiça, a essa homenagem”, salientou a reitora, para quem todos os homenageados “tiveram sua importância no momento certo” quando da aprovação de conquistas tão importantes para a Universidade.

Por sua vez, o tema remete ao papel social da Uern, de promover a inclusão social, através da promoção de suas políticas de acesso, e a interiorização do ensino, com sua estrutura multicampi, assegurando seu trabalho socialmente referenciado de acolhedora e defensora das diferenças.

Na reunião, realizou-se ainda a posse do novo membro da comissão, o professor e vereador Francisco Carlos, que, representando a Câmara de Mossoró, declarou-se “honrando” em fazer parte do grupo da comissão.

Os membros decidiram ainda encaminhar uma mudança regimental que permitisse a nomeação do professor Olismar Lima, falecido em abril de 2021, como membro emérito in memorian. Ao professor, ex-integrante da comissão, prestou-se um minuto de silêncio, em forma de homenagem.

Por fim, ficou decidido que serão propostas mudanças na organização da concessão da Medalha da Abolição, que poderá se realizar em sessão solene própria, marcando o início das comemorações dos 54 anos da Uern, a partir de julho até setembro, mês em que Mossoró celebra o seu pioneirismo na libertação de seus escravos.

Participaram da reunião: Ivonete Soares, Francisco Rubens, Nilson Brasil, Geraldo Maia, Wilson Bezerra e Francisco Carlos.