Governadora anuncia fim da lista tríplice e reafirma compromisso com autonomia financeira da UERN

A Governadora Fátima Bezerra anunciou nesta terça-feira (01), em reunião com representantes da Reitoria, da Associação dos Docentes e do Sindicato dos Técnicos Administrativos da UERN, Aduern e Sintauern, respectivamente, que está encaminhando para a Assembleia Legislativa o Projeto de Lei que institui a eleição direta para os cargos de Reitor e Vice-Reitor na Instituição.

Atualmente esses cargos são nomeados pelo Governador (a) do Estado, que é o Chanceller da Universidade. A nomeação é feita a partir de uma lista tríplice, composta a partir de uma consulta à Comunidade Acadêmica. Com a mudança, não haverá mais consulta, mas eleição direta, cabendo ao Chanceller nomear o primeiro colocado no pleito.

A governadora Fátima Bezerra afirmou que já pensava em realizar a mudança, e que o pedido feito pela Comunidade Acadêmica apenas reforça esse desejo. “É uma questão de concepção. Quem tem que ser nomeado é o primeiro colocado mesmo, independente de suas posições ideológicas e políticas. Quem decide é a Comunidade Acadêmica”, argumentou Fátima Bezerra.

Internamente, tramita na Universidade processo para acabar com a lista tríplice também na escolha para os cargos de Diretor e Vice-Diretor de faculdades e de Chefe e Sub-Chefe  de departamentos acadêmicos.

Outro ponto discutido na reunião foi o projeto de autonomia financeira da Universidade, uma antiga reivindicação da Comunidade Acadêmica da UERN. A Governadora reafirmou o compromisso de consolidar a autonomia financeira da Universidade ainda nesta gestão. A intenção é constituir o grupo para retomar o projeto de autonomia e finalizar o processo e consolidá-lo até 2020, dependendo do entendimento com a Instituição.

Durante a reunião, a governadora Fátima Bezerra reafirmou ainda a intenção de inaugurar o prédio do Campus de Natal ainda este ano. Em fevereiro, antes da pandemia, ela visitou a obra a assegurou que as aulas do ano letivo 2021 serão iniciadas no novo prédio, localizado na zona norte de Natal.

Valorização dos servidores – As propostas de carreira docente e técnica também foram pauta da reunião. Os representantes dos servidores apresentaram a necessidade de consolidar as carreiras dos servidores da Instituição. Mesmo com o impedimento legal quanto ao atendimento desta pauta, a governadora garantiu retomar o grupo de trabalho para fazer o estudo de viabilidade. Fátima Bezerra voltou a apresentar as dificuldades financeiras do Estado, afirmando que a prioridade é manter o pagamento em dia, incluindo o 13º salário, e as duas folhas em atraso dos servidores.

A Chefe de Gabinete da Reitoria, Profª. Cicília Maia, representou o Reitor Pedro Fernandes. Ela avaliou positivamente a reunião, afirmando que foi um importante momento de diálogo, onde foram discutidas importantes pautas históricas para a Universidade. ”

Participaram da reunião o vice-governador Antenor Roberto, secretários e auxiliares da Governadora, além da presidente da Aduern, Profª. Patrícia Barra; o presidente do Sintauern, Elineudo Melo; o assessor de governança da informação, Prof. Esdras Marchezan e o assessor jurídico da UERN, Prof. Humberto Fernandes.

Fotos: Elisa Elsie e Luziária Machado