Gestão da Uern convida segmentos a unirem forças em torno da aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários

Dentro da programação alusiva aos 100 primeiros dias da gestão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), a reitora Cicília Maia e o vice-reitor Chico Dantas, juntamente com a equipe gestora, se reuniram com representantes dos docentes e técnicos-administrativos da Instituição para discutir o processo de tramitação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos docentes e servidores técnicos da universidade. A proposta é unir forças entre gestão e representantes dos segmentos para lutar pela aprovação do projeto.

Os PCCS dos docentes e técnicos da Uern estão em tramitação no Gabinete Civil do Governo do Estado. Os projetos são frutos de deliberações colegiadas dos segmentos, aprovados pelas respectivas categorias em suas assembleias e entregues à Reitoria para envio ao Poder Executivo.

“É de suma importância a união de toda a comunidade acadêmica nessa luta para que possamos ter mais essa conquista. O momento para lutar pela aprovação dos Projeto é agora! Vamos alinhar as estratégias e trabalhar juntos para buscar a aprovação e sanção do PCCS até março deste ano”, frisa a reitora.

Cicília Maia lembrou que quando defendeu a autonomia plena para a Instituição, essa estava vinculada ao Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores. “No último dia 29, entregamos um ofício à governadora Fátima Bezerra que assegura que o PCCS já está contemplado no projeto de autonomia financeira”, declara. Ela reforça que o Plano de Cargos representa um direito fundamental do servidor e um reconhecimento pelos serviços prestados.

Em reunião com representantes da Associação dos Docentes da Uern (Aduern) e o Sindicato dos Técnicos Administrativos da Uern (Sintauern), ficou acordado que será agendada um encontro com o Gabinete Civil do Governo do Estado para pedir a unificação e a celeridade dos processos. Além de solicitar o envio dos projetos para apreciação na Assembleia Legislativa ainda no mês de janeiro.

Após essa etapa, será feito um trabalho paralelo junto ao Legislativo e à comunidade acadêmica e comunidade externa para acelerar a apreciação e aprovação do projeto. “Vamos visitar o presidente da Assembleia Legislativa e fazer visitas às comissões do Legislativo para buscar celeridade na tramitação do projeto. Ao mesmo tempo, vamos trabalhar junto à comunidade explicando sobre o PCCS e buscando o apoio de todos nessa luta”, diz a reitoria.

Dentro desse processo de esclarecimento junto à comunidade acadêmica e externa, a ideia é que seja realizado o Dia D do PCCS. O evento ocorrerá em fevereiro, com gestão, sindicatos, fóruns e comunidade externa para tirar dúvidas e explicar sobre o Plano de Cargos.

Além de ser um direito dos servidores, o PCCS via garantir a recomposição salarial de mais de uma década que não tem reajuste. A luta da categoria não é por reajuste salarial, mas pela reparação de perdas salariais de mais de dez anos. “Hoje nós temos a felicidade de ter a nossa autonomia financeira e vamos trabalhar com a mesma união e o mesmo empenho para aprovar o nosso Plano de Cargos, Carreiras e Salários”, finaliza.