Gestão da UERN apresenta demandas e discute parcerias com secretarias de Educação, Infraestrutura e de Planejamento

O reitor Pedro Fernandes e a vice-reitora Fátima Raquel cumpriram agenda em Natal na quarta-feira (23). Eles foram recebidos pelo secretário de Educação, Getúlio Marques Ferreira; pelo secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho; e pelo secretário de Planejamento, Orçamento e Finanças, Aldemir Freire.

Na Secretaria de Educação, a reunião contou com a presença da chefe de Gabinete, Socorro Batista. O reitor apresentou demandas da Universidade e discutiu futuras parcerias. Pedro Fernandes destacou a importância da garantia dos recursos para investimentos na UERN, assim como a necessidade da Universidade estar representada institucionalmente no Conselho Estadual de Educação. O secretário Getúlio Marques reafirmou a importância da UERN para o Governo e o apoio da secretaria nas demandas da instituição.

Visita ao secretário de Educação, Getúlio Marques

Os projetos estruturantes da UERN, como o planejamento para execução de obras nos campi com a emenda impositiva de R$ 20 milhões, foram discutidos com o secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho. Também foram discutidas propostas de parcerias, entre elas um Parque Tecnológico. O reitor Pedro Fernandes convidou Gustavo Coelho para uma visita a Mossoró, o que deverá ocorrer em breve, quando o secretário visitará as obras do Hospital da Mulher, construído pelo Governo do Estado em terreno cedido pela UERN.

Reunião com o secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho

A última reunião foi com o secretário estadual de Planejamento, Orçamento e Finanças, Aldemir Freire, e com o chefe de Gabinete da SEPLAN, Flaubert Torquato. Na oportunidade foi apresentado o panorama financeiro e orçamentário da UERN. O reitor Pedro Fernandes expôs a política de austeridade implantada nos últimos anos, que possibilitou a redução de despesas na UERN. Aldemir Freire se mostrou sensível às necessidades emergenciais da Universidade e afirmou a intenção do Governo em implantar um fluxo de recursos para custeio dos órgãos estaduais. A vice-reitora Fátima Raquel ressaltou a necessidade de o Governo liberar recursos para investimentos. “Sou egresso da UERN, sei da importância da Universidade para o interior do RN”, afirmou Aldemir.

Equipe com o secretário de Planejamento, Aldemir Freire.

Acompanharam a visita: o subchefe de Gabinete, Esdras Marchezan; o pró-reitor de Planejamento, Iata Anderson; o assessor Wogel Oliveira; e o diretor financeiro Ítalo Dantas.