Frente Parlamentar e Popular quer união em Defesa da UERN

A Frente Parlamentar e Popular em Defesa da UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) voltou a se reunir nesta segunda-feira (29). O objetivo foi apresentar a contribuição social da UERN para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte e discutir a proposta de autonomia financeira para a instituição.

A reunião foi presidida pelo vereador Professor Francisco Carlos e contou com a participação de professores, técnicos, alunos e servidores aposentados da instituição, além dos vereadores de Mossoró, Izabel Montenegro, Alex Moacir, Aline Couto, Isolda Dantas e Sandra Rosado, e da deputada estadual Larissa Rosado, que também compõe a Frente Parlamentar. Os deputados Souza e Mineiro enviaram representantes.

O professor Francisco Carlos apresentou a identidade visual da Frente em Defesa da UERN, cujo tema é “A UERN nos une”, idealizada pelo egresso do curso de comunicação social da UERN, Carlos Gregório. Francisco Carlos explicou o objetivo da Frente, que é de articular, promover e defender a Universidade diante das forças políticas e sociais do Estado, e falou sobre a autonomia financeira da instituição. “A discussão sobre autonomia financeira da UERN já existe há bastante tempo e esta é mais uma discussão para que possamos unir forças e cobrar formas para que a UERN alcancemos esta autonomia”, explicou.

O pró-reitor adjunto de planejamento, Prof. Adonias Vidal, apresentou um estudo sobre a contribuição social e as condições de financiamento da UERN pelo Governo do Estado do RN. O professor ressaltou a presença da universidade em 17 municípios, e algumas áreas de atuação na pesquisa e extensão. “A UERN está transformando a realidade de municípios que não teriam oportunidade. Sua importância é gigantesca para o desenvolvimento do RN. Precisamos apresentar a UERN e seu caráter transformador a quem ainda não conhece a instituição”, afirmou.

De acordo com o professor José Teixeira, que compõe a comissão que está revisando a proposta de autonomia financeira da UERN, que será encaminhada para o Governo do Estado para que seja enviada à Assembleia Legislativa, a discussão em torno da autonomia financeira da UERN é antiga e três grupos já trabalharam na proposta.

Ainda dentro dos trabalhos da Frente Parlamentar e Popular em Defesa da UERN, no dia 14 de junho, está agendada uma audiência pública na Assembleia Legislativa, em Natal. A proposição é da deputada estadual Larissa Rosado. Ela participou da reunião na Câmara Municipal e convidou a comunidade Uerniana a se fazer presente à audiência. “Para nós já está claro que ninguém aceita a privatização da UERN, este é um assunto que deve ficar no passado, mas precisamos discutir sua autonomia financeira. Precisamos fazer ecoar a voz da UERN em Natal, que é onde surgem os grupos contrários à instituição”, explicou.

Além da deputada Larissa Rosado, os deputados estaduais Mineiro, Souza, Geoge Soares, Ezequiel Ferreira e Getúlio Rego já se posicionaram em favor da UERN.