O 2º dia do I Encontro de Pesquisa, Extensão e Cultura da Uern, no Complexo Cultural de Natal, terminou com um fórum de discussão, uma palestra e uma mesa-redonda que reuniu alunos de Direito, Turismo e Ciências da Religião.
Antes das programações científicas, a noite iniciou com uma apresentação cultural no teatro do CCN. A Cia de Dança do Teatro Alberto Maranhão (Edtam) apresentou quatro de suas coreografias: “Duas ou três coisas que ele me disse…”, “Busca(me)”, “Amálias” e “Rascunho”. Todas sob a direção artística de Wanie Rose.
No Fórum de Discussão “Pesquisa sobre saúde e espiritualidade”, a professora doutora da UFPB, Ana Paula Cavalcanti, falou sobre sua pesquisa em psiconeuroimunologia, que estuda a influência da saúde psíquica sobre o sistema nervoso e, consequentemente, sobre o sistema imunológico. “Há 20 anos, a Organização Mundial de Saúde reconhece que as condições espirituais do indivíduo é um espelho de sua saúde física e mental”, disse a palestrante.
O professor doutor do curso de Ciência da Religião do Campus da UERN em Natal, Rodson Ricardo Souza do Nascimento, também participou do Fórum e compartilhou informações de seu estudo sobre como a espiritualidade ajuda a lidar e a superar o luto decorrente da perda de uma pessoa querida. Ambos defenderam o atendimento humanizado no sistema de saúde.
Já na Mesa-redonda “Direitos humanos, diversidade e tolerância religiosa”, os alunos puderam ouvir, além do prof. dr. Rodson, o professor doutor Carlos André Macedo Cavalcanti, também da UFPB, que alertou para os crescentes níveis de intolerância religiosa no Brasil, tão preocupante que fez com que o Governo Federal instituísse o dia 21 de janeiro como Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. “É preciso educar desde cedo, para impedir que essa intolerância acabe se agregando à cultura de nosso País”, ressaltou.
No teatro do CCN, os alunos do curso de Turismo assistiram a Palestra “Defesa do Meio Ambiente: Análise dos Aspectos Legais e Turísticos do Rio Grande do Norte”, proferida pelo superintendente do IBAMA no RN, Alvamar Costa de Queiroz; o procurador do Ministério Público Federal no RN, Fábio Nezi Venzon; o coordenador da comissão técnica do projeto Orla e ex-secretário de Turismo de Natal, Francisco Soares Júnior, e o analista ambiental do Idema, Gilsimar Rodrigues Pereira.