Fórum debate propostas para criação de Plano Institucional de Segurança

Com o intuito de discutir alternativas para a segurança, com ênfase no Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), foi realizado na manhã desta quarta-feira, 13, o Fórum de Segurança Universitária. O encontro foi promovido pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e o Centro Acadêmico Rui Barbosa do curso de Direito da instituição.

Estudantes, docentes e técnicos-administrativos da Universidade, bem como autoridades políticas e comunidade externa se reuniram no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC) para debaterem a temática. No fórum, também foram apresentadas propostas para conter a onda de insegurança que assola o Estado.

Para o diretor de Assistência Estudantil, Adalberto Veronese, esse tipo de ação contribui para a discussão geral sobre a segurança e vem de encontro com atuação participativa da UERN na sociedade. “É uma forma de envolver a comunidade acadêmica na discussão de alternativas para uma segurança mais humanizada”, diz o professor, destacando que a Universidade através de seus cursos e projetos tem condições de contribuir com ideias positivas acerca da problemática.

O objetivo maior do debate é possibilitar a construção participativa de um Plano Institucional de Segurança para UERN, com ações de curto, médio e longo prazo. “Vamos buscar a implementação de ações alternativas para a segurança na instituição. Uma vez que o Plano tenha os resultados esperados, este poderá servir de modelo para outras instituições”, declara Adalberto Veronese.

A presidenta do DCE/UERN, Glisiany Plúvia de Oliveira, frisa que posteriormente será entregue um documento à gestão da UERN para criação uma comissão destinada a elaborar o Plano Institucional de Segurança. A comissão será composta por representantes da comunidade acadêmica e externa. “A falta de segurança é um problema que afeta a todos. Por isso, a questão precisa ser discutida com toda a comunidade”, finaliza.

AÇÕES DE SEGURANÇA

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) já vem adotando medidas para garantir a segurança dos estudantes e servidores no Campus Central. O reforço na equipe de vigilância, com o aumento de efetivo e a ronda motorizada; a limpeza da vegetação e a iluminação do Campus são exemplos destas ações.

A Pró-reitoria de Administração ainda está fazendo a cotação para a instalação de sistema de monitoramento por câmeras para o campus, com investimento estimado de R$ 65 mil. Também há estudo para a construção de um muro com tela metálica no entorno do Campus Central.