Fortalecimento do SUS com participação popular é tema da 6ª edição do FONDIPIS

Texto de Will Vicente – Assessor da Vice-reitoria

O VI Fórum Internacional de Diálogos e Práticas Interprofissionais em Saúde (FONDIPIS) foi aberto na noite desta quarta-feira (08), no auditório da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), reunindo profissionais de saúde, usuários do SUS, residentes em saúde, estudantes, pesquisadores, representantes de movimentos sociais e integrantes de coletivos para debater a temática “Po(voar) o SUS: fortalecimento da participação popular e do controle social”.

O evento acontece até sexta-feira (10) e é realizado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), através do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e do programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade, em parceria com a Ufersa, a Maternidade Almeida Castro, o Governo do Estado, a Prefeitura de Mossoró, A Rede Unida e instituições italianas.

“Quando a gente fala de SUS, a gente tem que ficar orgulhoso. O Sistema Único de Saúde chega na localidade mais próxima, mas também na mais distante. Nós como Universidade estamos apoiando e realizando esse evento porque nós pensamos para além da formação de pessoas. Nós precisamos atender a população em diversos segmentos. Gostaria de lembrar que o ambulatório LGBTT da Uern surgiu neste evento. Desse evento, certamente sairão políticas de fortalecimento do nosso tão necessário SUS”, disse o professor Chico Dantas, vice-reitor da Uern.

O FONDIPIS tem como objetivo promover e solidificar espaços coletivos que valorizem o saber popular no intuito de fortalecer a democracia e a justiça social mediante o desenvolvimento de reflexões acerca da participação da sociedade civil na construção de estratégias de cuidados à saúde em seu sentido mais amplo. “O VI FONDIPIS deseja juntar gente para defender o SUS e todas as vidas. A nossa ideia é povoar o SUS, garantindo acesso com qualidade”, explicou Lorrainy Solano, coordenadora do Fórum.

Durante a programação, serão debatidas questões em torno dos eixos temáticos: A Hanseníase e Tuberculose: desmistificando as concepções construídas ao cuidar; Para além dos muros institucionais: o cuidado em saúde mental na comunidade e sua importância no fortalecimento do SUS; “Você tem fome de quê?” – o Cuidado em Saúde da População em Situação de Rua enquanto cidadãos de direitos.

“A prefeitura participa através da Secretaria de Saúde junto as residências, junto a Uern, a Ufersa, fazendo todo aquele trabalho dentro das unidades de saúde, acompanhando as equipes que estão em aprendizado e levando saúde para o povo. Um evento desse é muito importante para a gente cada vez mais unir os conhecimentos”, avaliou Morgana Dantas, secretária de Saúde de Mossoró.

Até sexta-feira, ainda serão discutidas as temáticas: Desigualdades e Invisibilidades no SUS – Gênero e Sexualidade; Desigualdades e Invisibilidades no SUS – Gerações – Raça/Etnia – Saúde da Pessoa com Deficiência; Educação Popular Em Saúde e o Controle Social como estratégias para o fortalecimento do SUS; e Educação Permanente, Interprofissionalidade e Formação Profissional.

Confira a programação completa no site do evento.