FNDE aprova projeto de obra de convênio para construção da quadra de esportes e cerca do Campus de Pau dos Ferros

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) aprovou o projeto de Convênio Nº 894205/2019 para construção de nova quadra de esportes coberta e cerca para o Campus Pau dos Ferros.

Esse convênio está inserido na Emenda de Bancada Federal indicada no ano de 2019 para a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). O convênio tem o valor de R$ 1.838.385,80, sendo R$ 1.142.500,00 da concedente (FNDE) e R$ 695.885,80 da convenente (FUERN).

Conforme a superintendente de obras e engenharia, Sara Barroso, a próxima etapa é iniciar o processo de licitação. A estimativa é que, vencidos todos os prazos licitatórios e liberação de início da construção pelo FNDE, a obra inicie em meados do segundo semestre de 2023, com cronograma de execução previsto de 180 dias.

O vice-reitor da Uern, prof. Dr. Chico Dantas, recebeu a notícia com entusiasmo. “Recebemos essa bela notícia da aprovação da obra da quadra de esportes e da cerca do Campus de Pau dos Ferros. Essa é uma demanda antiga, incluída na emenda de bancada de 2019. O Campus de Pau dos Ferros possui uma estrutura robusta em termos de graduação e pós-graduação, tanto a quadra como a cerca trarão benefícios para a comunidade acadêmica”, destacou Chico Dantas, reforçando que a universidade sempre buscou ser célere em suas respostas e em providenciar que a tramitação ocorresse da forma mais rápida possível.

“Quando assumimos a gestão, a professora Cicília e eu, mantivemos contato direto com o FNDE e com a bancada federal do Rio Grande do Norte, uma articulação política constante. Nosso agradecimento a todos e todas que nos ajudaram. Temos ainda outros projetos junto ao FNDE que certamente, a depender do nosso esforço, da nossa persistência e articulação política, em breve serão liberados para atender as demandas da nossa instituição”, complementou o vice-reitor.

Agassiel Alves, diretor do Campus de Pau dos Ferros, a reitora Cicilia Maia e o vice-reitor Chico Dantas

O diretor do Campus de Pau dos Ferros, prof. Dr. Agassiel Alves, fala sobre essa conquista: “Foi um longo período de espera. Dentre as necessidades antigas do nosso campus, o fechamento com uma cerca mais alta e resistente, com portões que permitam um melhor controle de acesso e segurança de nosso campus, é uma demanda essencial que finalmente será atendida. Outra demanda também é a ampliação da área de atividades desportivas, com a construção de uma nova quadra com as adequações corretas, ampliando nosso complexo poliesportivo, e que possa servir também para a realização de colações de grau e eventos dos nossos cursos de graduação. Esperamos que estas ampliações possam ser mais um importante passo dado pela Uern nas melhorias das nossas instalações e que reflitam melhores condições para toda a nossa comunidade acadêmica”, afirmou Agassiel Alves.

Recentemente, durante reunião com a bancada federal, a reitora Dra. Cicília Maia reforçou o papel estratégico da Uern no desenvolvimento do Rio Grande do Norte e apresentou como pleitos da Universidade, o compromisso dos parlamentares com a defesa da manutenção dos empenhos dos convênios já firmados por meio da emenda de bancada de 2019, e a destinação de recursos para aquisição de equipamentos de informática e de climatização dos ambientes para os seis campi da Uern.

Convênios aprovados pelo FNDE na Emenda de bancada de 2019:

94202/2019
Construção de cerca e posto de vigilância no Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (processo licitatório concluído, aguardando análise e aceite do FNDE)

894321/2019
Construção de banheiros e rede coletora de esgoto no campus central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (processo licitatório concluído, aguardando análise e aceite do FNDE)

894352/2019
Construção de vias pavimentadas e circulações de pedestres no Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (processo licitatório concluído, aguardando análise e aceite do FNDE)

894205/2019
Construção de quadra de esporte coberta com vestiário e de cerca no Campus de Pau dos Ferros. (aprovado pelo FNDE, seguirá para licitação)

894214/2019
Aquisição de veículo micro-ônibus – Campus de Pau dos Ferros. (fase de prestação de contas)

894690/2019