Festuern será realizado entre 17 e 21 de outubro

A 16ª edição do Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Festuern) será realizado entre os dias 17 e 21 de outubro, no Teatro Lauro Monte Filho, em Mossoró, retratando o tema “Semiárido em prosa e poesia”. As escolas públicas interessadas em participar podem se inscrever até o dia 21 de agosto.

O Festuern é dividido em três fases: pré-festival (inscrição, oficinas preparatórias e pré-estreia dos espetáculos), festival (apresentação dos espetáculos dos grupos de teatro escolar na cidade de Mossoró) e pós-festival (seminário de avaliação).

Serão selecionadas até 20 escolas públicas, sendo no mínimo 70% do Rio Grande do Norte e, no máximo, 30% para escolas de outros estados.

A seleção das escolas deve acontecer entre 23 e 25 de agosto, data esta para a divulgação do resultado parcial. O resultado final deve ser conhecido no dia 29 de agosto. Dia 06 de setembro, têm início as oficinas. As pré-estreias acontecem entre 03 e 07 de outubro. O seminário de avaliação será no dia 24 de outubro.

Haverá premiação para os(as) melhores nas seguintes categorias: ator/atriz; ator coadjuvante; atriz coadjuvante; direção; espetáculo; trilha sonora; figurino; cenário e maquiagem. Além disso, todas as escolas receberão troféus e certificados de participação. Todos os participantes receberão certificados.

O Festuern é um Programa Interdisciplinar de Teatro Escolar que acontece anualmente e existe desde 2003. É promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), e objetiva promover, difundir e divulgar as manifestações artístico-culturais, como bem social indispensável na formação integral do ser humano, valorizando a escola e a universidade como espaços de produção de cultura e conhecimento.

Anualmente é escolhido um tema a ser trabalhado como referencial para o desenvolvimento de todo o processo artístico e pedagógico, o qual é abordado nos espetáculos que participam do festival.

Confira: