Festuern encerra programação com entrega de certificados e premiações

Em uma prestigiada solenidade, foi realizada na manhã desta sexta-feira, 21, o encerramento da programação do 16º Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). A programação ocorreu no Teatro Lauro Monte Filho e contou com apresentações culturais e a entrega de premiação dos melhores entre os espetáculos.

A fanfarra do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (Ceipev) animou o teatro, com uma apresentação que reúne música, diversidade e inclusão. Para o coordenador do Festival, Hallyson Dantas, o encerramento do Festuern é um momento de muita felicidade. “Só temos a agradecer a todos que colaboraram para a realização do evento”, declara.

O pró-reitor de Extensão, Esdras Marchezan, também agradeceu a todos os colaboradores do evento. “Ao longo dessa semana, cerca de 4 mil pessoas prestigiaram os espetáculos do Festival. Esse retorno ao formato presencial foi um grande sucesso”, avalia.

A reitora Cicília Maia externou que o sentimento é de missão cumprida. “Integrar-se à sociedade é nosso maior desejo. E o Festuern tem cumprido esse papel de aproximar a Universidade da sociedade, levando conhecimento, transformação e oportunidades”, frisa.

O papel transformador do Festuern é comprovado na história de vida do diretor artístico Alle Costa. Participante desde o primeiro Festuern, em 2003, ele vivenciou o evento das mais diferentes formas. “Iniciei minha participação como aluno e hoje estou como diretor artístico. É gratificante ver a evolução das vidas ao longo do Festival. Mais que artistas, o Festuern forma cidadãos para a vida”, declara.

Além das apresentações culturais, o Festuern premiou os melhores nas seguintes categorias: ator/atriz; ator coadjuvante; atriz coadjuvante; direção; espetáculo; trilha sonora; figurino; cenário e maquiagem. Além disso, todas as escolas receberam troféus e certificados de participação

O Festival contou com a participação de 25 escolas de municípios de Mossoró, Pendências, Alto do Rodrigues, Guamaré, Porto do Mangue, Macaíba, Macau, Currais Novos, São Gonçalo do Amarante, Barcelona e Espírito Santo.

PREMIAÇÃO DOS MELHORES DO FESTUERN:

Melhor Trilha Sonora
Premiado: Tiago Santana de Souza – Meu sertão pra que te quero (Cia Aqui tem Arte) – Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel (Alto do Rodrigues-RN)

Melhor figurino
Flavia Pimentel Ramos – Duporto: Dodôra (Companhia Cênica Imaginar) – Escola de Artes Dodôra do Porto (Pendências-RN)

Melhor maquiagem
Vitória Larissa de Oliveira Gonçalves – Sertão de Cores (Expressão da Gente) – Escola Estadual Pedro Alves de Medeiros (Pendências-RN)

Melhor cenografia
Talita da Silva Rocha – Vozes do sertão: terra seca, chão de poesia (Companhia Memória e Espaço Teatral Chico Elizel – Escola Municipal Francisco de Oliveira Melo (Alto do Rodrigues-RN)

Melhor ator coadjuvante
Jeremias Fonseca S. do Nascimento – Em busca da árvore do sonhar (Iniciart) – Escola Municipal Sebastião Ferreira (Pendências-RN)

Melhor atriz coadjuvante